O SIMBOLISMO CÉLTICO DAS ÁRVORES E ANIMAIS
NO ALFABETO OGAM

Rilza de Moura Barbosa (UERJ)

 

Este trabalho tem como finalidade mostrar como a importância dos elementos da natureza  influenciaram a elaboração do alfabeto Ogam, dando-se destaque ao simbolismo dos animais e árvores..

O alfabeto céltico Ogam, era utilizado pelos druidas   nas  práticas de advinhações e mágicas, como forma de comunicação entre os mundos.  Devemos dar destaque ao simbolismo das árvores  e dos animais quando da elaboração deste alfabeto. Envolto de mistérios, o alfabeto Ogam originou-se no ano de 2.200 a.C encoberto de insondáveis enigmas que permanecem ainda nos dias de hoje.

Chamamos atenção ao simbolismo dos animais  e árvores dentro deste alfabeto, uma vez que  nem sempre fica claro como um pássaro e a cor correspondentes se enquadram no simbolismo, mas há detalhes deles para a confecção de cada Ogam.

Por que  o primeiro OGAM  foi escrito em pedaço de vidoeiro? Por que o Faisão representa tal árvore? E por que  a letra “B” (Beth) relaciona-se a esses dois elementos? São estes questionamentos que nos propomos a discutir e tentar penetrar um pouco no fascínio deste povo.

Na  imensidão da cultura do povo celta, tentamos abordar aqui o simbolismo das árvores e dos animais na confecção do Alfabeto Ogam, fazendo correlações entre  estes dois objetos de nosso presente estudo.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos