O uso do dicionário na sala de aula de língua estrangeira: um exercício possível de leitura?

Angela Marina Chaves Ferreira (UERJ e UGF)

 

Nosso objetivo é discutir, em princípio, a função do dicionário nas aulas de língua estrangeira, especificamente da Língua espanhola, com foco na habilidade leitora. Para isto, situamos o dicionário como um tipo de obra multifuncional que transcende o papel mais cotidianamente atribuído a ele de decodificador da língua. Tomamos, também, as propostas do modelo sócio-interacional de leitura (Não há necessidade de autores referenciados no resumo) para sustentar nossa abordagem. Estamos, portanto, considerando a leitura, segundo este modelo, como um ato comunicativo e como prática social, em que se estabelece uma interação entre leitor e autor, a partir de posições social, política, histórica e culturalmente marcadas. Considerando o dicionário monolíngüe como um registro da língua também marcado por tais posições, nosso foco de discussão estará centrado da análise das definições lexicográficas como um exercício de leitura interativa. Ao longo da pesquisa efetuada nesta linha, observamos que as definições evidenciam as marcas de momento e lugar dos interlocutores.

 

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