O ato de pedir em material didático de PLE

Priscilla da Silva Santos (UFRJ)
Mariane Soares Duarte de Paula
(UFF)
Patrícia Maria Campos de Almeida
(UFRJ)

 

Os atos de fala podem ser considerados, conforme definição proposta por Austin (1962) e revista por Searle (1981), como “unidades básicas ou mínimas de comunicação lingüística” (Searle, 1981, p. 26). Tendo tal definição em vista e também o fato de que o ensino de LE em uma perspectiva comunicativa objetiva levar o estudante a se comunicar adequadamente em diferentes contextos, compreende-se a importância de os materiais didáticos de LE abordarem o ensino de diferentes atos de fala.

Por conta da importância dos atos de fala e de sua descrição para um ensino comunicativo de LE, propomo-nos a analisar alguns materiais didáticos para ensino de PLE com o objetivo de verificar como o ato de fala “pedir” é apresentado ao estudante estrangeiro. Para tanto, selecionamos três materiais em que os autores se propõem – de algum modo – a um ensino comunicativo. O referido ato de fala, depois de identificado, foi analisado em função do contexto em que aparecia e em função de sua formulação, a fim de elaborarmos uma possível taxionomia. Vale ressaltar que esta é uma pesquisa em andamento, e os resultados apresentados são parciais.

 

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