O ensino de português nas séries iniciais

Afrânio da Silva Garcia (UERJ)

 

O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas idéias do autor sobre como deveria ser a abordagem do ensino de Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª), partindo do pressuposto de que o aluno já esteja alfabetizado, mas ainda não domine plenamente a textualidade de sua língua.
Faz-se mister distinguir duas estratégias específicas e necessárias para o desenvolvimento da capacidade lingüística do aluno. Por um lado, o ensino de português deve compreender um progressivo aprofundamento das habilidades recém-adquiridas de leitura e escrita, através de leituras cuidadosamente selecionadas, de modo a ampliar tanto o conhecimento de habilidades de leitura e decodificação do texto escrito (a face cognitiva do letramento), assim como a "leitura do mundo" e preparação para o pleno exercício da cidadania. Por outro lado, ele deve fornecer os princípios básicos da gramaticalização e da distinção entre registro oral e registro escrito, visando, principalmente, uma melhor elaboração do texto escrito por parte do aluno, de uma maneira mais clara e precisa.
Assim sendo, devemos elaborar e precisar, com muito critério, os conteúdos a serem oferecidos ao alunado nesta fase inicial e crucial do aprendizado do português, apresentando textos e práticas de leitura e escrita realmente pertinentes, que desenvolvam o aluno como um todo pensante, falante e escrevente, assim como dotá-lo de noções teóricas e saberes que o habilitem a se comunicar em qualquer nível de linguagem, inclusive e principalmente o nível culto - da ciência e da intelectualidade.

 

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