Ordenação Sujeito-Verbo
no Português Arcaico

Priscilla Mouta Marques (UFRJ)

 

Este trabalho tem como objetivo analisar a ordenação do sujeito em relação ao verbo no português arcaico, observando o que motiva a ocorrência desse termo na posição pré ou pós-verbal. Levam-se em consideração, para tal análise, dois aspectos distintos: (i) o gramatical/sintático, que contém as variáveis predicação verbal, tipo de complemento (incluindo neste grupo os predicativos), presença ou ausência de adjuntos adverbiais na cláusula e tipo de cláusula; e (ii) o discursivo, que consiste na investigação da provável influência do status informacional na ocorrência de uma ou outra posição e que apresenta as variáveis novo, velho ou inferível.

O trabalho segue a linha funcionalista, segundo a qual a gramática apresenta reflexos da criatividade lingüística do “falante” em organizar funcionalmente seu texto para um “ouvinte” específico, em uma determinada situação comunicativa. Essa criatividade manifesta-se em estratégias que se sedimentam, em função de sua freqüência de uso em experiências comunicativas prévias, em circunstâncias similares (Hopper, 1998). Nesse sentido, observar a ordem sujeito-verbo no português arcaico implica observar a conexão entre a posição do sujeito e seu status informacional no contexto de ocorrência.

As perguntas centrais deste trabalho são: sabendo-se que a diferença entre as três categorias do status informacional manifesta-se na estrutura da língua principalmente através da ordenação, de que forma o português arcaico, que apresenta tendências gerais de ordenação diferentes das que ocorrem no português contemporâneo, veicula a distinção entre os três níveis? A posição do sujeito sofre influência do status informacional, da estruturação sintática ou é determinada pelos dois?

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos