Produção e recepção da imagem
à aprendizagem da língua

Maria Suzett Biembengut Santade (FIMI, FMPFM e UERJ)
Lilian Cristina Granziera (FIMI)

 

O trabalho propõe-se ao estudo dos processos da língua, que tomam como objeto a função semiótica que o desenho encerra, distinguindo-se os respectivos aspectos gramático-textuais em planos de produção e recepção da imagem à expressão e ao conteúdo. Ressalta-se uma perspectiva do desenho da corporalidade no intuito de aguçar no aluno a percepção articulatória e acústica da língua sincrônica. O trabalho é elaborado nos fundamentos peirceanos, dando prioridade à observação do aluno e à realidade em que vive. Na definição de objetivos aponta-se o estabelecimento de metas concretas e atingíveis dentro da especificidade da língua portuguesa. Quanto aos conteúdos programáticos, há o cuidado de (i) respeitar as propostas curriculares nacionais, considerando o processo cognitivo como perceptivo, e a experiência adquirida previamente do aluno; e, de (ii) considerar os que são de sensibilização e os que são de cognição. Nas indicações quanto aos resultados avaliativos, procura-se ensinar os aspectos da língua, sem prejuízo do rigor necessário à modalidade padronizada. Cada unidade da gramática deverá ser praticada em sala de aula, respeitando os tópicos de conteúdo propostos ao ensino fundamental nas séries intermediárias, sem descurar o ganho para o aluno, em termos de prática objetiva e valor formativo do desenho na percepção da língua. Nos procedimentos metodológicos inclui-se o apelo a exercícios complementares da verbalização de experiências imagéticas, a desenvolver a ilustração verbo-visual, respondendo assim à necessidade de aperfeiçoar competências lingüísticas a propósito da imagem. Instiga-se o confronto da vida comum com exemplos do que o desenho ilustrativo infanto-juvenil pode assumir nas aulas de língua, como suporte visual que motive o aluno ou que o auxilie na percepção da organização do sistema lingüístico.

 

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