Produção e disputas de sentido
nos discursos do PT

João Benvindo de Moura (UFPI)

 

O discurso ideológico dos partidos políticos, mesmo já tendo sido objeto de estudo de diversificadas áreas do conhecimento, particularmente na área das ciências sociais, é sempre um tema atual e de vultuosa riqueza, uma vez que comporta manifestações diversas inerentes à atividade humana, à produtividade da língua, à organização da sociedade, às estratégias de persuasão, refletindo o talento na captação e expressão das idéias, das contradições, das ambigüidades e instabilidades próprias da humanidade em todos os tempos. Neste trabalho, estudamos os discursos políticos do PT – Partido dos Trabalhadores – através de documentos oficiais do partido, em dois momentos importantes de sua história: o surgimento, em fevereiro de 1980 e o XIII Encontro Nacional em maio de 2006. A pesquisa analisa as estratégias de produção discursiva do partido para convencer, seduzir, disputar espaço e sentido na política brasileira das últimas três décadas. Mostra a construção da identidade partidária, as relações discursivas entre sujeito enunciador e sujeito do enunciado, as relações de concorrência discursiva, além de um estudo sobre a construção do conceito de democracia. Fundamentado na Análise de Discursos o trabalho lança mão da Teoria dos Discursos Sociais construindo seu eixo teórico a partir dos estudos de Mikhail Bakthin, Émile Benveniste, Michel Foucault, Eliseo Véron, Dominique Maingueneau e Patrick Charadeuau.

 

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