Programas de disciplinas de língua espanhola
e a leitura em graduações no Rio de Janeiro:
a prescrição e a construção
de caminhos pedagógicos

Cristina Vergnano Junger (UERJ)

 

Nos últimos anos vimos pesquisando o desenvolvimento do processo leitor no âmbito do ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Os dados coletados e análises realizadas chamam a atenção para a tensão entre a importância do processo leitor em termos conceituais e sua presença limitada no ensino por diferentes tipos de coerções. Nesta comunicação, discutimos implicações da estruturação de programas curriculares de disciplinas de Língua Espanhola e Prática de Ensino de Espanhol para o desenvolvimento de docentes formadores de leitores. Partimos do pressuposto de que os indivíduos costumam ensinar como aprendem. Conseqüentemente, esses documentos institucionais, exercem uma força delimitadora de orientações teórico-metodológicas que passam ao professor universitário e, deste, aos seus alunos. Os resultados desta pesquisa documental apóiam-se numa análise qualitativa que conjuga diferentes bases teóricas e sugere a ênfase na ausência ou presença indireta de propostas sistemáticas de desenvolvimento do processo leitor e seu ensino.

 

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