Projeto de texto e iconicidade
uma reflexão sobre a eficácia comunicativa

Darcilia Simões (UERJ e PUC-SP)

 

Nossa palestra focaliza a busca de subsídios para a otimização das aulas de produção textual, particularmente, nas áreas de Letras e Comunicação. Enfoca-se o avanço na produção de suporte teórico sobre: a) texto tomado como objeto visual sensível; b) iconicidade da imagem textual e suas relações com a ativação de espaços mentais; c) seleção/combinação lingüística na produção da iconicidade textual; d) projeto comunicativo, eficácia textual e verossimilhança. Busca-se apoio no Funcionalismo Lingüístico (Halliday), considerando-se a hipótese de iconicidade gramatical; na Semântica (Guimarães), articulada com a Análise do Discurso francesa no que tange à representação do sujeito na produção do sentido e suas condicionantes pragmáticas, a partir das quais se poderá responder à clássica pergunta semiótica: Por que isto significa o que significa. Discute-se a eficiência de um projeto comunicativo, na sua capacidade de exprimir algo compreensível, passando pela veridicidade e pela falsidade, na direção do plano da validade. Busca-se a validação dos enunciados (uma imagem comunicativa verossímil – cf. Lopes, 2005), dos argumentos, mediante a análise da estruturação sintagmática e de seu potencial icônico, sobretudo na perspectiva diagramática (Nöth, 1995).

O gênero-objeto deste estudo é a dissertação, na qual serão considerados os componentes contrato, jogo e papel (Maingueneau, 2001), porque tal modalidade textual deve fazer circular (publicar) idéias e opiniões, e lá estarão em jogo a autoridade e a confiabilidade. Por isso também buscaremos a Estilística e a Nova Retórica de Perelman (1996), para demonstrar que, na produção do texto dissertativo eficiente, o enunciador deverá ser capaz de persuadir seu leitor acerca da validade de seus argumentos. Portanto, seu texto deverá gerar imagens mentais que acionem outras tantas que se articulem com uma cosmovisão circulante na comunidade discursiva onde está inserido o leitor. Assim sendo, por meio do encontro de imagens textuais e interiorizadas/evocadas será conferida a validade aos argumentos e referendada a sua eficiência comunicativa, com ênfase na seleção lexical onde destacamos a contribuição de Antenor Nascentes com o legado do Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos