QORPO-SANTO
UM OLHAR VANGUARDISTA E CRÍTICO
ACERCA DE UMA ÉPOCA

Tatiana Alves Soares Caldas (UNESA e UniverCidade)

 

Qorpo-Santo é o pseudônimo literário de José Joaquim de Campos Leão, dramaturgo brasileiro do século XIX, nascido em 1829 e falecido em 1883. Geralmente versando em torno das relações sociais e dos embates entre indivíduo e coletividade, seus textos conduzem a uma ampla reflexão acerca das relações humanas, ou, parafraseando o autor, das relações naturais, como indica o título de uma de suas mais representativas obras.

Curiosamente, a primeira marca da genialidade criativa do autor é percebida na ironia com que assina sua produção literária: os vocábulos Qorpo-Santo já encerram, em si, um aparente paradoxo, pois atribuem uma suposta santidade ao que há de mais carnal no homem. Sua transgressão, contudo, não pára por aí, uma vez que ousa subverter os cânones gramaticais ao adotar uma grafia que destoa dos padrões da Língua Portuguesa, algo ainda mais sugestivo se lembrarmos que o autor era professor, sendo, portanto, a adoção de tal grafia algo intencionalmente desafiador. Tem-se, então, uma obra de caráter iconoclasta que acentua ainda mais a ironia contida em seu pseudônimo literário.

Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo uma análise da produção literária  qorpo-santense a partir de transgressões de ordem gramatical nela detectadas ou da onomástica dos personagens, marcando, nos planos lingüístico e lexical, o olhar crítico e vanguardista de um escritor à frente de seu tempo.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos