RECOLHE A REDE PARA PROCURAR O ABRIGO
ORAÇÃO REDUZIDA?

Violeta Virginia Rodrigues (UFRJ)
Evelyn Cristina Marques dos Santos (UFRJ)
Mayara Neres Matos (UFRJ)

 

O presente trabalho objetiva descrever o comportamento das orações subordinadas adverbiais reduzidas, em especial as de infinitivo. O interesse por tal tema surgiu a partir da constatação de que, nas gramáticas tradicionais, há uma certa incoerência no que se refere às definições dadas às orações reduzidas e aos exemplos apresentados para ilustrá-las, uma vez que muitos deles não se enquadram nem no grupo das orações desenvolvidas, por não apresentarem conjunção, e nem no grupo das reduzidas, por serem introduzidas por preposição. Diante deste fato, apresentaremos uma nova perspectiva de análise destas orações.

Interessa-nos, também, verificar se as preposições utilizadas no português em uso são contempladas pela GT e se certas preposições são prototípicas de um tipo de oração. Para isto, recorreu-se a um corpus coletado do Projeto VARPORT (Variedades do Português), que perfaz um total de 653 inquéritos orais e escritos do século XX, dentre os quais 332 são do português brasileiro e 321 do português europeu.

Por acreditarmos que a combinação de orações envolve o aspecto da organização do discurso, este estudo pauta-se em uma abordagem funcional-discursiva, tendo como suporte teórico os trabalhos de Decat (2001) e Neves (2003).

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos