REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO DE PESQUISA GEOLINGÜÍSTICO NA ANÁLISE SEMÂNTICO-LEXICAL EM ATLAS LINGÜÍSTICOS

 

Adriana Cristina Cristianini (USP / UNIBAN) 

 

Esta comunicação tem por objetivo apresentar e propor algumas reflexões sobre o método de pesquisa geolingüístico na análise semântico-lexical em atlas lingüísticos. 

Apresentaremos, neste trabalho, os preceitos da Geolingüística, método da Dialetologia, que consiste na aplicação de um questionário a um conjunto de sujeitos com determinadas características, numa rede de pontos, para que, finalmente, os resultados sejam apresentados em cartas. 

A reunião das cartas corresponde ao atlas lingüístico, que nada mais é que o registro da distribuição e da freqüência de um certo fenômeno lingüístico em um determinado espaço geográfico estudado. 

Atualmente, um dos trabalhos geolingüísticos de maior relevância, no Brasil, consiste no Projeto do Atlas Lingüístico do Brasil – Projeto ALiB. Além do próprio projeto, outros trabalhos foram e que também estão sendo executados fazem uso do questionário, das faixas etárias e níveis de escolaridade estipulados e aprovados pelo Comitê Nacional do Projeto ALiB. 

Intentamos, neste trabalho, apresentar um levantamento das semelhanças e distinções no que diz respeito à análise semântico-lexical entre as características do Projeto ALiB e de outras pesquisas, frutos de projetos em andamento ou recém concluídos.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos