RELATOS DE PROFESSORES DE ESPANHOL LE:
RECONSTRUÇÃO DE UMA TRAJETÓRIA DE ENSINO

Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua (UERJ)
Del Carmen Daher
(UERJ)

 

Em nosso estudo, reunimos relatos de professores de espanhol como língua estrangeira que atuam no ensino universitário do Rio de Janeiro, a fim de buscar caracterizar, a partir desses enunciados, a trajetória desse ensino, bem como melhor compreender a complexidade da atividade do professor que atua nessa área. Ao registrar e analisar esses discursos, pretendemos contribuir para a construção de novos conhecimentos sobre processos de formação e prática docente em diferentes contextos históricos, percebendo mudanças e permanências nessa trajetória. Nosso enquadramento teórico segue propostas da Análise do Discurso de base enunciativa a partir dos estudos de Maingueneau (2002) e considerações acerca da noção de heterogeneidade discursiva de Bakhtin (1979).  No que diz respeito ao instrumento utilizado, recorremos a pressupostos da História Oral de Thompson (1998), à metodologia proposta por Daher (1998) e ao estudo de Rocha, Daher e Sant’Anna (2004) sobre entrevista em situação de pesquisa acadêmica.  Em nossa análise, refletimos sobre o modo como os entrevistados, baseados em sua experiência como alunos e como professores, manifestam opiniões e juízos de valor acerca do ensino de espanhol em diferentes momentos de sua trajetória.  Essas reflexões podem contribuir para uma maior visibilidade sobre aspectos que marcaram o ensino de espanhol no passado e, assim, possibilitar uma melhor compreensão da atual prática docente do idioma, que dialoga com um contexto histórico anterior.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos