Relatos de professores de espanhol
uma perspectiva lingüístico-discursiva

Raabe Costa Alves (UERJ)

 

O presente trabalho tem como proposta dar continuidade às pesquisas situadas no âmbito da relação linguagem e trabalho e integra o projeto maior que intitula-se: Práticas de linguagem e mundo de trabalho: exames de seleção profissional (Daher, Uerj/ Faperj, 2005-2008). Além disso, dialoga também com a pesquisa de iniciação científica: Relatos de professores universitários de Espanhol/LE que atuam no RJ: uma análise lingüístico-discursiva ( Bevilaqua, Uerj / Cnpq. 2004-2006). A proposta desta pesquisa é reunir relatos de professores de Espanhol, que desempenham sua função no ensino básico do município do Rio de Janeiro, com o objetivo de investigar nos discursos produzidos continuidades e rupturas na forma como se caracteriza o ensino de espanhol, desde sua formação até sua atuação. Também se faz necessário, verificar nesses enunciados como estes profissionais organizam sua prática diária. Além disso, a pesquisa visa contribuir para os estudos de um campo até então, pouco investigado, e também verificar a situação do ensino de espanhol no município do Rio de Janeiro. No que diz respeito à metodologia, foi necessário à elaboração de um roteiro de entrevista, tal proposta é um dos procedimentos metodológicos que se evidencia, pois servirá de base para comparar as hipóteses que foram levantadas com a declaração dos entrevistados. O roteiro foi criado com o objetivo de traçar na educação básica uma linha histórica do ensino de língua espanhola, e com isso ampliar o entendimento do quadro atual deste.

 

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