Salve Regina - uma oração cristã

Amós Coêlho da Silva (UERJ)

 

Qual é a origem das orações da Igreja Católica? Todas as resoluções jurídicas de iniciativa eclesiásticas  se denominavam canones em oposição às leis profanas, leges. Com o decurso do tempo, aconteceram algumas contradições no corpus dos cânones – havendo até um tratado de 1140, a Concordia Discordantium Canonum de Gratian, que serviu de fundamento para o Corpus Iuris Canonici em 1580.

A oração Salve Regina é uma prece, emblemática de um processo de interação com Deus e de sublimação de nossa alma. É preciso lembrar que a repetição, ou isotopia, no sentido de Greimas é a redundância de um mesmo traço no desdobramento harmônico de um discurso persuasivo. É este traço responsável pelo ritmo e formador da harmonia. É a harmonia uma busca peculiar ao homo religiosus, que está sempre empenhado numa renovação cósmica. É o que dá energia a um relato mítico ou o que torna real uma situação que necessite tal atenção.

Porém, a repetição não deve ser realizada diante um momento não oportuno, porque daí vem a banalidade.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos