Till Eulenspiegel
e o Sacro Império Romano-Germânico
religião, sociedade e honra
na Idade Média Tardia

Elzi Helene Monjardim Amigo (UFRJ);
Isabel Rangel (UFRJ)

 

A corrente pesquisa pretende apresentar, com base nas críticas sociais encontradas no Volksbuch – romance popular - Till Eulenspiegel, a insatisfação das camadas populares européias dos séculos XIV a XVI com a situação na qual a sociedade estava inserida. Através da elaboração, ainda em andamento, da primeira tradução de tal obra para o português, pretende-se apontar as características comportamentais dos estamentos sociais então vigentes e da relação entre os mesmos, a fim de expor a hipocrisia nobre e clerical existente. Posto que o Volksbuch consiste na transformação do pensamento popular em literatura, faz-se possível o foco do corrente estudo a partir de um ponto de vista dos indivíduos de uma maioria servil, no que o uso da língua literária alemã do século XVI constitui-se em fundamental instrumento lingüístico para uma melhor depreensão de um universo histórico.

Eulenspiegel era um homem de origem humilde e vagava por terras distintas em busca de aventuras. Visando sobreviver, trabalhou para indivíduos de todos os níveis sociais, entrando em contato com diversas variações culturais. Na posição de aventureiro desclassificado, consegue provocar nos homens a libertação de seus instintos primitivos mais vis. Suas histórias, que outrora pertenceram à tradição oral, chegam à escrita conservando sua linguagem coloquial, por vezes vulgar, não fugindo, assim, à sua origem. A linguagem literária desta obra, fonte primária da pesquisa, possibilita, portanto, a sondagem dos grupos sociais da época e seus costumes.

 

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos