Trajetória do texto
no ensino de língua estrangeira:
entre a prática docente
e as orientações institucionais

Rafael dos Santos Lazaro (UERJ)

Cristina Vergnano Junger (UERJ)

 

O ensino de Língua Estrangeira (LE), no decorrer dos anos, passou por várias tendências metodológicas. O texto, de alguma forma, sempre esteve presente no processo de ensino-aprendizagem de LE. Mas, falar da presença do texto não significa, necessariamente, afirmar a existência de um trabalho de desenvolvimento da habilidade leitora. No Brasil, documentos institucionais como os PCN´s e o Multieducação recomendam a leitura como o principal foco nas salas de aula de LE. Chegamos, então, a duas premissas para a realização das atividades propostas por tais documentos: (1) a existência de um trabalho, na formação docente, direcionado para a leitura dentro do ensino de LE e (2) que os professores desenvolvam, sistematicamente, em suas classes, metodologias que privilegiem a leitura. O presente trabalho parte de uma síntese da trajetória do uso do texto no ensino de LE até às propostas mais comuns atualmente e da descrição de metodologia utilizada para a coleta de dados numa pesquisa sobre o ensino de leitura dentro das escolas municipais do Rio de Janeiro. Apresentamos o resultado da análise dos pilotos recolhidos com professores de espanhol, a fim de discutir de que maneira esses profissionais inserem a leitura em suas atuações, comparando com o que lhes é pedido nos já citados documentos institucionais.

 

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