TRANSITIVIDADE E OS PLANOS DISCURSIVOS
FIGURA E FUNDO
NAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS MODAIS

Anderson Godinho Silva (UFRJ)

 

Apresenta-se, neste trabalho, uma descrição das orações subordinadas adverbiais modais reduzidas de gerúndio e reduzidas de infinitivo. Tal descrição justifica-se pelo fato de alguns autores como Hopper e Thompson (1980) e Silveira (1990) considerarem que as formas nominais citadas e a circunstância de modo conferem às cláusulas em que se encontram um grau de transitividade baixo e um papel discursivo de fundo.

A fim de detectar i) se as modais apresentam diversos graus de transitividade; ii) se há um tipo de reduzida que apresenta um grau maior de transitividade; iii) se há a possibilidade de se propor diferentes níveis de fundidade para as modais; iv) se os tipos semânticos dos verbos das orações em questão influenciam na transitividade e v) se há um parâmetro específico da transitividade que é mais responsável pelas diferenças de comportamento entre os tipos de orações reduzidas, estabeleceu-se um corpus constituído por anúncios, editoriais e notícias dos séculos XIX e XX retirados do corpus VARPORT (Projeto de Variação Contrastiva do Português) referentes ao Português do Brasil. Adota-se, neste trabalho, uma visão funcionalista, em que a língua é observada no seu uso real.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos