UM NOVO OLHAR SOBRE A AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Geisa Jordão. (UFF)

 

Este Trabalho propõe-se a analisar as construções textuais produzidas por alunos da 5ª série  do Ensino Fundamental do  Município do Rio de Janeiro, numa perspectiva de indícios que favorecem a aquisição da escrita, uma relação mais definida entre sujeito e linguagem. Dá-se ênfase à refacção textual. Os textos analisados são produções espontâneas, sem pressão de produção para uma  pesquisa.

Ressalta-se que estes alunos vêm de escolas também municipais e ao ingressarem nas escolas de 5ª à 8ª apresentam baixa produção textual e inúmeras dificuldades lingüísticas. A análise foi feita considerando a refacção textual como indício revelador  do sujeito em seu processo de constituição de uma relação particular com a linguagem e com a sua representação escrita. A refacção, numa proposta de indícios, encontra-se nos estudos feitos por Abaurre (2002) e serve de apoio teórico neste trabalho. Ao se questionar o aluno por suas refacções, o mesmo reconhece que há algo de errado em seu texto, mas nem sempre  sabe explicar o porquê da refacção feita por ele, esta intuição caracteriza-se,  neste contexto, como indício. Os alunos que tiveram seus textos analisados, apresentaram dificuldades em aceitar correções externas, mas eles próprios fizeram suas correções. Os textos construídos foram relatos pessoais. Verificou-se que estes textos são apropriados para estas observações, pois os alunos escrevem suas experiências. Esta análise permitiu chamar a atenção do aluno para a sua produção textual como leitor do próprio texto e construtor ativo. Desta forma acredita-se que cada texto espontaneamente produzido pode ser visto como fonte de indícios sobre a relação sujeito/linguagem.

 

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