Uma Introdução à Análise contrastiva
dos Pronomes Italianos e Portugueses

Ilduara Silveira dos Santos (UERJ)
Carmem Lucia Pereira Praxedes (UERJ)

 

Nosso trabalho está focado nos pronomes italianos, pois estes são uma das principais dificuldades encontradas pelos estudantes de italiano/português da UERJ. Buscamos fazer este trabalho buscando facilitar o ensino aprendizagem do italiano fazendo a  analise contrastiva entre o português-italiano, procurando semelhanças e diferenças entre as duas línguas.

Para isso, usamos as gramáticas Grammatica Della Lingua Italiana, e a Moderna Gramática do Portugues de Evanildo Bechara, que foram colocados lado a lado para facilitar o contraste entre as duas linguas.

A princípio, nosso trabalho está focado nos pronomes pessoais por questões de tempo, no futuro além dos outros pronomes, pretendemos procurar exemplos do uso dos pronomes  nos cânones Italo Calvino para o italiano e Machado de Assis para o português, e em cartas e jornais italianos, e em Luiz fernando Veríssimo para exemplo do uso atualizado.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos