Valências em Verbos de Vitória e Derrota

Bruno de Assis Freire de Lima (PUC MG)

 

Este trabalho é resultado da minha pesquisa de mestrado em Lingüística Descritiva (Estrutura Gramatical da Linguagem), desenvolvida junto a PUCMINAS e coordenada pelo Dr. Mário Perini.  Procuramos descrever minuciosamente as valências dos verbos que denotam vitória e derrota em português falado.

Para tanto, primeiramente, levantamos os verbos que se enquadram nesta classe semântica. Definir quais seriam esses verbos só foi possível por meio da observância de três traços necessários (e que serão mais detalhadamente expressos no  texto): : i. o confronto direto; ii. o resultado do conflito e iii. a simetricidade. A partir dos verbos que compõem esse universo, levantamos uma série de diáteses com cada um deles para que pudéssemos, por meio de uma comparação sintática e temática, vermos as semelhanças e diferenças entre as construções possíveis com eles e, por conseguinte, definir suas valências.

Neste trabalho, além da definição necessária dos conceitos de valência e diátese, retomamos as considerações de Papéis Temáticos, necessários para a comparação das construções.

Usamos estudos pioneiros neste campo da lingüística descritiva como os trabalhos de Levin, (1993), Borba (1990) e Perini (ms.)

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos