TEXTOS COMPLETOS DO XI SINEFIL



30 de abril de 2019: data limite para o envio de textos completos para a publicação nos Anais
(NÃO SERÃO RECEBIDOS TEXTOS APÓS ESSA DATA)

PRÉ-EDIÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS DO XI SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS


  47 textos completos

Atualizado em  17 / 05 /19


A ANÁLISE DO DISCURSO EM TORNO DA FIGURA DO PROFESSOR: AS RELAÇÕES DE PODER NA ESCOLA

Patricia Christina dos Reis (UFMG e UEA)


A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Roberta Santana Barroso (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)


A CONTRIBUIÇÃO DE VÍDEOS PEDAGÓGICOS PARA A AMPLIAÇÃO DE VOCABULÁRIO DE UM ADOLESCENTE AUTISTA: ESTUDO DE CASO

Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Danielle Rodrigues Miranda Sales (UENF) e Manuela Gomes Rangel de Paula (UENF)


A DISLEXIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL

Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF), Adriana Abreu Silva Erthal (IBE/FACEL) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


A EVOLUÇÃO DA ESCRITA E DA LINGUAGEM NO MONITOR CAMPISTA

Liliane Alves Barreto (UENF)


A FACE OCULTA DO ESTRESSE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT: UMA ANÁLISE SOBRE OS DISCURSOS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PRIVADA
Cecilia Calabaide (UENF), Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Ari Gonçalves Neto (UENF)


A IMPORTÂNCIA DA CURRICULARIZAÇAO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE
João Batista da Silva Santos (UENF), Jaqueline Maria de Almeida (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF)  e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


A LEITURA LITERÁRIA “NA TERRA DOS HERÉOS”: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA LITERATURA CAMPISTA NAS ESCOLAS DE CAMPOS

Williane de Sá Marques (UENF)


A MULTIMODALIDADE NO CONTEXTO DA NOVA BNCC: CONSIDERAÇÕES SOBRE ENSINO E TECNOLOGIA

Adriene Ferreira de Mello (UNIFSJ), Joane Marieli Pereira Caetano (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UNIFSJ)


A POLÍTICA DO ARMAMENTO DA SOCIEDADE E SUA CONTRADIÇÃO À LUZ DA ANÁLISE FILOLÓGICA NOS TEXTOS BÍBLICOS

Renato Faria da Gama (UENF), Alessandra Rocha Melo (UENF)Alonso Castro Colares Junior (UENF), Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF) e Sandro Reis Rocha Barros (UENF)


A RECORRÊNCIA DO ROTACISMO COMO ELEMENTO FONÉTICO AFRICANO NA PRONÚNCIA DO CAMPISTA NATIVO: UMA PESQUISA DE CAMPO INDICIAL

Neilda da Cunha Alves Ferro (UENF) e Thiago Soares de Oliveira (UENF)



A SOCIOLINGUÍSTICA APLICADA A MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS NO SETOR DE SAÚDE

Sandro Reis Rocha Barros (UENF), Alessandra Rocha Melo (IFF), Renato Faria da Gama (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


A TERMINOLOGIA COMO BASE PARA UM DICIONÁRIO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL

José Pereira da Silva (UERJ)

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Juliete Maganha Silva (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

ALGUNS CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU, NO CAMPO EDUCACIONAL
Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF), Ari Gonçalves Neto (UENF) e Cecilia Calabaide (UENF)

APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA E ERROS: UMA BREVE VISÃO DIACRÔNICA

Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)

AQUISIÇÃO OU APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE CONCEITOS-CHAVE PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)

ARMANDO CARDOSO E A OBRA DE ANCHIETA, À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Leonardo Ferreira Kaltner(UFF)

AUTOESTIMA ALIMENTADA POR “LIKES”: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA BUSCA PELA BELEZA E O PROTAGONISMO DA IMAGEM NAS REDES SOCIAIS

Priscila Barbosa Brunelli (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva (UENF)

BASES PARA UM DICIONÁRIO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL

José Pereira da Silva (UERJ)


CRENÇAS DISFUNCIONAIS DE FAMILIARES DE ADICTOS A ÁLCOOL EM TRATAMENTO

Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Larissa de Paula Ferreira (UENF), Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF), Raquel Veggi Moura (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)


DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jackeline Barcelos Corrêa (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Cristiana Barcelos da Silva (UENF)


DESSACRALIZAÇÃO DO COSMOS EM “DOM CASMURRO”, DE MACHADO DE ASSIS

Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Vyvian França Souza Gomes (UENF)


DIFERENÇAS E DIVERSIDADE: A LÍNGUA COMO FORMA DE PRECONCEITO

Juliete Maganha Silva (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)


ENSINO DE CIÊNCIAS E A TRANSFORMAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA EM LINGUAGEM DE FÁCIL ENTENDIMENTO PARA O EDUCANDO

Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Juliete Maganha Silva (UENF)

ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE VENDEDORES EM ÔNIBUS: TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA, ETHOS, POSICIONAMENTO E INTERPELAÇÃO

Marcello Riella Benites (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Adriana Corrêa Porto (FSMA)


ESTRATÉGIAS PARA A APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA

Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Lucas Capita Quarto (UNIG), Raquel França Freitas (UENF) e Vyvian França Souza Gomes (UENF)


LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INCOMPATIBILIDADE COM A FORMAÇÃO DOCENTE

Luciana da Silva Almeida (UENF), Rysian Lohse Monteiro (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


LIVRO DIDÁTICO, GÊNEROS TEXTUAIS E HABILIDADE COMUNICATIVA: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Laís Teixeira Lima, Eliana Crispim França Luquetti, Carlos Henrique Medeiros de Souza e MauricioColi Bernardes

METODOLOGIAS ATIVAS E ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE AUTONOMIA E APRENDIZAGEM

Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF) e Laís Teixeira Lima (UENF)

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO ESTRATÉGIA PARA DIVULGAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)


O CLÍTICO E SEUS PADRÕES DE USO: UMA ANÁLISE INDICIAL A PARTIR DE TEXTO ARGUMENTATIVO UTILIZADO EM VESTIBULAR PARA INGRESSO NA LICENCIATURA EM LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Rudmar Marques de Castro (IFF) e Thiago Soares de Oliveira (IFF)

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE UMA FORMAÇÃO EM SERVIÇO

Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF) e Iago Pereira dos Santos (UENF)

O LUGAR DA MULHER NA PESCA

Ari Gonçalves Neto (UENF), Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

O SABER DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA E EM LÍNGUA PORTUGUESA: INTERAÇÃO, CRIATIVIDADE E EXPERIÊNCIA

Moacir dos Santos da Silva (UCP)

O TESTAMETO VITAL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO AO ENFERMO EM ESTADO TERMINAL

Larissa de Paula Ferreira (UENF), Hildeliza Lacerda Tinoco BoechatCabral (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Raquel Veggi Moura (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM AUTISTA: ESTUDO DE CASO

Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Danielle Rodrigues Miranda Sales (UENF) e Manuela Gomes Rangel de Paula (UENF)

OS CONECTIVOS PRONOME RELATIVO “QUE”, PREPOSIÇÃO E CONJUNÇÃO EM O IDIOMA NACIONAL NA ESCOLA SECUNDÁRIA (1935), DE ANTENOR NASCENTES

Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)

OS FATORES POSITIVOS E NEGATIVOS QUE INFLUENCIAM O ENSINO DE BIOLOGIA

Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Juliete Maganha Silva (UENF), João Batista da Silva Santos (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)

OS ENTRAVES AO ACESSO À JUSTIÇA EM DECORRÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO JURIDIQUÊS

Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Cecilia Candido da Silva (UENF), Oswaldo Moreira Ferreira (UENF) E Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)

PROCESSO DE APRENDIZAGEM: O FRACASSO ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOB O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO E INTERDISCIPLINAR

Fernanda Rodrigues Guedes Gomes (UENF)


REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UNESA e FAMESC) e Bianka Pires André (UENF)


SAUSSURE NO DIVÃ: AS RELAÇÕES ENTRE A LINGUÍSTICA E A PSICANÁLISE DE LACAN

Robert Rizzo Miranda da Silva (UENF)

UM OLHAR ÉTNICO-RACIAL NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E DISCURSIVA

Katiuscia Lucas Severino (FFP-UERJ)


UM RELATO DE CASO SOBRE COMUNICAÇÃO POR MEIO DE IMAGENS E TECNOLOGIA: AVOZ QUE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÃO CALA!

Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) E Ana Paula S. A. Jorge (UENF)


UMA BREVE DEMONSTRAÇÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA LEI MARIA DA PENHA FRENTE À REALIDADE BRASILEIRA

Raquel Veggi Moreira (UENF), Carla Bittencourt Felício (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Ieda Tinoco Boechat (UENF) e Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF)


UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ANÁLISE FÍLMICA EM NEWSPAPER MOVIES

Vitor Luiz Menezes Gomes (UENF)