A ANÁLISE
DO DISCURSO EM TORNO DA FIGURA DO PROFESSOR: AS RELAÇÕES DE PODER NA ESCOLA
Patricia Christina
dos Reis (UFMG)
Carta de Aceite
A ATUAÇÃO PSICODAGÓGICA NO
PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM
Roberta
Santana Barroso (UENF), Edilaine
da Silva Freitas (UENF), Sinthia
Moreira Silva Ribeiro (UENF) e Clodoaldo
Sanches Fófano (UENF)
Carta de Aceite
A CONTRIBUIÇÃO DE VÍDEOS
PEDAGÓGICOS PARA A AMPLIAÇÃO DE VOCABULÁRIO DE UM ADOLESCENTE AUTISTA: ESTUDO
DE CASO
Fabrizia Miranda
de Alvarenga Dias (UENF), Danielle
Rodrigues Miranda Sales (UENF) e Manuela
Gomes Rangel de Paula (UNESA)
Carta de Aceite
A DISLEXIA NO PROCESSO DE
ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL
Priscila
de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes
Charla Ferreira Tinoco (UENF) e Adriana
Abreu Silva Erthal (UENF)
Carta de Aceite
A
EDUCAÇÃO NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Hildeliza
Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF), Andréa Leonardo de Freitas Pereira (UENF), Larissa de Paula Ferreira (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
A FACE OCULTA DO ESTRESSE
SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT: UMA ANÁLISE SOBRE OS DISCURSOS DOS PROFISSIONAIS
DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PRIVADA
Cecília Calabaide (UENF), Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Ari Gonçalves Neto (UENF)
Carta de Aceite
DA IMPORTÂNCIA DA CURRICULARIZAÇAO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE
FORMAÇÃO DISCENTE
João Batista da
Silva Santos
(UENF), Jaqueline Maria de Almeida (UENF), Liz Daiana
Tito Azeredo (UENF) e Aline Peixoto Vilaça Dias
(UENF)
Carta de Aceite
A LEITURA LITERÁRIA “NA
TERRA DOS HERÉOS”: UMA PROPOSTA
DE INSERÇÃO DA LITERATURA CAMPISTA NAS ESCOLAS DE CAMPOS
Williane de Sá
Marques
(UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM HÍBRIDA NA
POESIA VISUAL DE TCHELLO D’BARROS
Renata da Silva de
Barcellos
(UNICAROCA)
Carta de Aceite
A
LITERATURA EM TEMPOS DE CÓLERA
Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
Carta de Aceite
A MULTIMODALIDADE NO
CONTEXTO DA NOVA BNCC: CONSIDERAÇÕES SOBRE ENSINO E TECNOLOGIA
Adriene Ferreira de
Mello (UNIFSJ), Joane
Marieli Pereira Caetano (UNIFSJ), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UNIFSJ)
Carta de Aceite
A
POLÍTICA DO ARMAMENTO DA SOCIEDADE E SUA CONTRADIÇÃO À LUZ DA ANÁLISE FILOLÓGICA
NOS TEXTOS BÍBLICOS
Renato
Faria da Gama (UENF), Sandro
Reis Rocha Barros (UENF), Alonso
Castro Colares Junior (UENF), Alessandra
Rocha Melo (UENF) e Rosalee Santos
Crespo Istoe (UENF)
Carta de Aceite
A RECORRÊNCIA DO ROTACISMO COMO ELEMENTO FONÉTICO
AFRICANO NA PRONÚNCIA DO CAMPISTA NATIVO: UMA PESQUISA DE CAMPO INDICIAL
Neilda da Cunha Alves Ferro (UENF) e
Thiago Soares de Oliveira (UENF)
Carta de Aceite
A TERMINOLOGIA COMO BASE PARA UM DICIONÁRIO LINGUÍSTICO-GRAMATCAL
José Pereira da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA
SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES
DA SOCIOLINGUÍSTICA PARAO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Juliete Maganha Silva (UENF)
Carta de Aceite
ALGUNS CONCEITOS E
CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU NO CAMPO EDUCACIONAL
Ana
Carolina de Oliveira Lyrio (UENF), Cecília
Calabaide (UENF) e Ari Gonçalves Neto
(UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE CONTRASTIVA: A
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
Lorena dos Santos Sotinho (UNIFSJ), Laís Teixeira Lima (UNIFSJ), Maria Blanc Figueira (UNIFSJ) e Vitório Degli Esposti Gualandi (UNIFSJ)
Carta de Aceite
APRENDIZAGEM DE SEGUNDA
LÍNGUA E ERROS: UMA BREVE VISÃO DIACRÔNICA
Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)
Carta de Aceite
AQUISIÇÃO OU APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA
LÍNGUA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE CONCEITOS-CHAVE PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)
Carta de Aceite
ARMANDO
CARDOSO E A OBRA DE ANCHIETA, À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
A SOCIOLINGUÍSTICA
APLICADA A MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS
SOCIAIS NO SETOR DE SAÚDE
Sandro
Reis Rocha Barros (UENF), Osvaldo
Reis do Masculino Barros (UENF), Renato Faria da Gama (UENF) e Alessandra Rocha Melo (UENF)
Carta de Aceite
AUTOESTIMA ALIMENTADA POR “LIKES”: UMA
ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA BUSCA PELA BELEZA E O PROTAGONISMO
DA IMAGEM NAS REDES SOCIAIS
Priscila
Barbosa Brunelli (UENF), Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF) e Pauline
Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva (UENF)
Carta de Aceite
BASES PARA
UMA TERMINOLOGIA GERAL DE LINGUÍSTICA E LETRAS
José Pereira da Silva (UERJ)
Carta de Aceite
CARIMBÓ:
IDENTIDADE, REPRESENTATIVIDADE E RESISTÊNCIA NA CULTURA PARAENSE
Vilma Vaz Monteiro (UFPA)
Carta de Aceite
COMUNICAÇÃO
COMO DESAFIO PROFISSIONAL
Ana Karina Mendonça de Souza (UENF)
Carta de Aceite
CONTRIBUIÇÃO DE MATTOS E SILVA PARA OS ESTUDOS
DE HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
José Mario Botelho (FFP-UERJ e ABRAFIL)
Carta de Aceite
CRENÇAS
DISFUNCIONAIS DE FAMILIARES DE ADICTOS A ÁLCOOL EM TRATAMENTO
Juliana
da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Larissa
de Paula Ferreira (UENF), Raquel
Veggi Moura (UENF), Rosalee dos Santos
Crespo Istoe (UENF) e Hildeliza
Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)
Carta de Aceite
DESENVOLVIMENTO DA
LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cristiana
Barcelos da Silva (UENF) e Jackeline
Barcelos Corrêa (UENF)
Carta de Aceite
DESSACRALIZAÇÃO DO COSMOS
EM “DOM CASMURRO”, DE MACHADO DE ASSIS
Clodoaldo
Sanches Fófano (UENF), Raquel
França Freitas (UENF), Sonia
Maria da Fonseca Souza (UENF) e Vyvian
França Souza Gomes Muniz (UENF)
Carta de Aceite
DIFERENÇAS E DIVERSIDADE: A LÍNGUA
COMO FORMA DE PRECONCEITO
Juliete
Maganha Silva (UENF) e Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
DO BUROCRATÊS À
POPULARIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: A SOCIOLOGIA DE ODER EXPLICANDO A LINGUAGEM CIDADÃ
Humberto Fernandes (UENF)
Carta de Aceite
EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A
PERSPECTIVA DE UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR
Cássia da
França Gomes Baptista (UENF), Fernada
Castro Manhães (UENF), Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto
de Souza (UENF) e Sebastião Duarte
Dias (UENF)
Carta de Aceite
ENTRE O
TRADICIONAL E O MODERNO: O OUTRO LADO DA NARRATIVA MITOLÓGICA A PARTIR DA
ANÁLISE DO CONTO
“BOTO”, DE FRANCIORLYS VIANA, E A “LENDA DO BOTO” NA CULTURA POPULAR
Vilma Vaz Monteiro (UFPA)
Carta de Aceite
ENSINO DE CIÊNCIAS E A
TRANSFORMAÇÃO DA LINGUAGEM
CIENTÍFICA EM LINGUAGEM DE FÁCIL ENTENDIMENTO PARA EDUCANDO
Aline
Peixoto Vilaça Dias (UENF), Juliete
Maganha Silva (UENF) e Eliana Crispim
França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE PEDINTES E VENDEDORES EM ÔNIBUS
Marcello Riella Benites (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Adriana Corrêa Porto (UENF)
Carta de Aceite
ESTRATÉGIAS PARA A
APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
Sonia
Maria da Fonseca Souza (UENF), Clodoaldo
Sanches Fófano (UENF), Lucas
Capita Quarto (UENF), Raquel
França Freitas (UENF) e Vyvian
França Souza Gomes Muniz (UENF)
Carta de Aceite
EVOLUÇÃO DA ESCRITA E
LINGUAGEM NO MONITOR CAMPISTAA
Liliane Barreto Alves (UENF)
Carta de Aceite
FORMAÇÃO INCLUSIVA NO
CURSO DE PEDAGOGIA: UMA URGÊNCIA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Talita da
Silva Ernesto (UENF) e Cecília
Cordeiro Burla de Aguiar Nicolau (UENF)
Carta de Aceite
ICONICIDADE
E ARBITRARIEDADE NA LIBRAS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
Jessica
Rabelo Nascimento (UFMS) e Karine de
Albuquerque de Negreiros (UFMS)
Carta de Aceite
LIVRO DIDÁTICO DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INCOMPATIBILIDADE COM A FORMAÇÃO DOCENTE
Luciana
da Silva Almeida (UENF) e Rysian
Lohse Monteiro (UENF)
Carta de Aceite
LIVRO
DIDÁTICO, GÊNEROS TEXTUAIS E HABILIDADE COMUNICATIVA:
UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES
DE LÍNGUA INGLESA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Laís
Teixeira Lima (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF), Cristiana
Barcelos das Silva (UENF), Mauricio
Coli Bernardes (UENF) e Eliana
Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
MEDIAÇÃO ESCOLAR E INCLUSÃO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM
Cristina
de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Fernada Castro Manhães (UENF), Sebastião Duarte Dias (UENF) e Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF)
Carta de Aceite
METODOLOGIAS ATIVAS E ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE AUTONOMIA E APRENDIZAGEM
Rafaela
Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Laís
Teixeira Lima (UENF) e Victor Ribeiro
Lima (UENF)
Carta de Aceite
MOODLE: UMA REVISÃO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO COM
AUXÍLIO DO R E DA BIBLIOTECA BIBLIOMETRIX
Cristiano Manhães de Oliveira (UENF) e Edson Terra Azevedo Filho (UENF)
Carta de Aceite
MÚSICA E
INTERTEXTUALIDADE: DIÁLOGOS, CANTOS E (EN)CANTOS
DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COM OS CONTEÚDOS DISCIPLINARES
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)
Carta de Aceite
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO ESTRATÉGIA
PARA DIVULGAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)
Carta de Aceite
O
CLÍTICO E SEUS PADRÕES DE USO: UMA ANÁLISE INDICIAL A PARTIR DE TEXTO ARGUMENTATIVO
UTILIZADO EM VESTIBULAR PARA INGRESSO NA LICENCIATURA EM LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL
FLUMINENSE
Rudmar
Marques de Castro (UENF) e Thiago
Soares de Oliveira (UENF)
Carta de Aceite
O CONCEITO DE RIZOMA E OS ESTUDOS FILOLÓGICOS
NA CONTEMPORANEIDADE: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE E
FÉLIZ GUATARRI
Tereza Cristina Damásio Cerqueira (UFBA)
Carta de Aceite
O
LUGAR DA MULHER NA PESCA ARTESANAL
Ari
Gonçalves Neto (UENF), Ana Carolina de
Oliveira Lyrio (UENF) e Shirlena Campos de Souza
Amaral (UENF)
Carta de Aceite
OS FATORES POSITIVOS E
NEGATIVOS QUE INFLUENCIAM O ENSINO DE
BIOLOGIA
Aline
Peixoto Vilaça Dias (UENF), João
Batista da Silva Santos (UENF) e Eliana
Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
O PAPEL DA
MÍDIA NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO: DISCURSOS
DE REPRESENTATIVIDADE PRESENTES NOS CANAIS DOS YOUTUBERS
Vilma Vaz Monteiro (UFPA)
Carta de Aceite
O SABER
DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA E EM
LÍNGUA PORTUGUESA: INTERAÇÃO, CRIATIVIDADE E EXPERIÊNCIA
Moacir dos Santos da Silva (UCP-RJ)
Carta de Aceite
OS CONECTIVOS PRONOME
RELATIVO “QUE”, PREPOSIÇÃO E CONJUNÇÃO EM O
IDIOMA NACIONAL NA ESCOLA SECUNDÁRIA (1935), DE ANTENOR NASCENTES
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)
Carta de Aceite
OS ENTRAVES AO ACESSO À JUSTIÇA EM DECORRÊNCIA
DA UTILIZAÇÃO DO JURÍDIQUÊS
Cecília
Candido da Silva (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Oswaldo Moreira Ferreira (UENF)
Carta de Aceite
O LUGAR DA MULHER NA PESCA ARTESANAL
Ari
Gonçalves Neto (UENF), Ana
Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite
O TESTAMENTO VITAL COMO
INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO PARA O ENFERMO EM
ESTADO TERMINAL
Larissa
de Paula Ferreira (UENF), Hildeliza
Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF), Juliana
da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Raquel
Veggi Moreira (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
O TEXTO E O CONTEXTO: “OLHOS D’ÁGUA”,
DE
CONCEIÇÃO EVARISTO VAI À ESCOLA PÚBLICA
Paolla
dos Santos Souza (UENF)
Carta de Aceite
O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DE UM AUTISTA: ESTUDO DE CASO
Fabrizia Miranda
de Alvarenga Dias (UENF), Danielle Rodrigues Miranda Sales (UENF) e Manuela
Gomes Rangel de Paula (UNESA)
Carta de Aceite
PERCURSO
GERATIVO DE SENTIDO NA CHARGE SOBRE A LIBRAS
Jessica
Rabelo Nascimento (UFMS)
Carta de Aceite
PROCESSO DE APRENDIZAGEM: O FRACASSO ESCOLAR
NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOB O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO E INTERDISCIPLINAR
Fernanda Rodrigues Guedes Gomes (UENF)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE
ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Ana Luiza
Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka
Pires André (UENF)
Carta de Aceite
SAUSSURE NO DIVÃ: AS
RELAÇÕES ENTRE A LINGUÍSTICA E A PSICANÁLISE DE LACAN
Robert Rizzo Miranda da
Silva
(UENF)
Carta de Aceite
UM OLHAR ÉTNICO-RACIAL NAS
PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E DISCURSIVA
Katiuscia
Lucas Severino (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
PARA ANÁLISE FÍLMICA EM NEWSPAPER MOVIES
Vitor Luiz Menezes Gomes (UENF)
Carta de Aceite
UMA BREVE DEMONSTRAÇÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA
CONTRA A MULHER E ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA LEI MARIA DA PENHA FRENTE ÀS REALIDADES
BRASILEIRAS
Raquel
Veggi Moreira (UENF), Ieda
Tinoco Boechat (UENF), Leila
Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF), Carla Bittencourt Felício (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
UM RELATO DE CASO SOBRE COMUNICAÇÃO POR
MEIO DE IMAGENS E TECNOLOGIA: AVOZ QUE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÃO
CALA
Fabrizia Miranda
de Alvarenga Dias (UENF) e Ana Paula S. Andrade Jorge (UENF)
Carta de Aceite
AUTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO
DE ENSINO–APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA
DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
José Carlos Chaguri Júnior (UENF) e Marcelo
David Siliprande (UENF)
Carta de Aceite
|