69 RESUMOS DA XI SINEFIL


Todos os coautores e Orientadores que desejarem receber um Certificado de Participação devem fazer a sua inscrição individual como Audiente (Sem apresentação de trabalho) e pagar por ela.


Atualizado em 1º/03/18


A ANÁLISE DO DISCURSO EM TORNO DA FIGURA DO PROFESSOR: AS RELAÇÕES DE PODER NA ESCOLA
Patricia Christina dos Reis (UFMG)
Carta de Aceite

A ATUAÇÃO PSICODAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM
Roberta Santana Barroso (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF) e Clodoaldo Sanches Fófano (UENF)
Carta de Aceite

A CONTRIBUIÇÃO DE VÍDEOS PEDAGÓGICOS PARA A AMPLIAÇÃO DE VOCABULÁRIO DE UM ADOLESCENTE AUTISTA: ESTUDO DE CASO
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Danielle Rodrigues Miranda Sales (UENF) e Manuela Gomes Rangel de Paula (UNESA)
Carta de Aceite

A DISLEXIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL
Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Dhienes Charla Ferreira Tinoco (UENF) e Adriana Abreu Silva Erthal (UENF)
Carta de Aceite

A EDUCAÇÃO NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF), Andréa Leonardo de Freitas Pereira (UENF), Larissa de Paula Ferreira (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite

A FACE OCULTA DO ESTRESSE SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT: UMA ANÁLISE SOBRE OS DISCURSOS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PRIVADA
Cecília Calabaide (UENF), Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Ari Gonçalves Neto (UENF)
Carta de Aceite

DA IMPORTÂNCIA DA CURRICULARIZAÇAO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE
João Batista da Silva Santos (UENF), Jaqueline Maria de Almeida (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo (UENF) e Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF)
Carta de Aceite

A LEITURA LITERÁRIA “NA TERRA DOS HERÉOS”: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA LITERATURA CAMPISTA NAS ESCOLAS DE CAMPOS
Williane de Sá Marques (UENF)
Carta de Aceite

A LINGUAGEM HÍBRIDA NA POESIA VISUAL DE TCHELLO D’BARROS
Renata da Silva de Barcellos (UNICAROCA)
Carta de Aceite

A LITERATURA EM TEMPOS DE CÓLERA
Anne Caroline de Morais Santos (UVA)
Carta de Aceite

A MULTIMODALIDADE NO CONTEXTO DA NOVA BNCC: CONSIDERAÇÕES SOBRE ENSINO E TECNOLOGIA
Adriene Ferreira de Mello (UNIFSJ), Joane Marieli Pereira Caetano (UNIFSJ), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UNIFSJ)
Carta de Aceite

A POLÍTICA DO ARMAMENTO DA SOCIEDADE E SUA CONTRADIÇÃO À LUZ DA ANÁLISE FILOLÓGICA NOS TEXTOS BÍBLICOS
Renato Faria da Gama (UENF), Sandro Reis Rocha Barros (UENF), Alonso Castro Colares Junior (UENF), Alessandra Rocha Melo (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe  (UENF)
Carta de Aceite

A RECORRÊNCIA DO ROTACISMO COMO ELEMENTO FONÉTICO AFRICANO NA PRONÚNCIA DO CAMPISTA NATIVO: UMA PESQUISA DE CAMPO INDICIAL
Neilda da Cunha Alves Ferro (UENF) e Thiago Soares de Oliveira (UENF)
Carta de Aceite

A TERMINOLOGIA COMO BASE PARA UM DICIONÁRIO LINGUÍSTICO-GRAMATCAL
José Pereira da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARAO  ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Juliete Maganha Silva (UENF)
Carta de Aceite

ALGUNS CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU NO CAMPO EDUCACIONAL
Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF), Cecília Calabaide (UENF) e Ari Gonçalves Neto (UENF)
Carta de Aceite

ANÁLISE CONTRASTIVA: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
Lorena dos Santos Sotinho (UNIFSJ), Laís Teixeira Lima (UNIFSJ), Maria Blanc Figueira (UNIFSJ) e Vitório Degli Esposti Gualandi (UNIFSJ)
Carta de Aceite

APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA E ERROS: UMA BREVE VISÃO DIACRÔNICA
Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)
Carta de Aceite

AQUISIÇÃO OU APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE CONCEITOS-CHAVE PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)
Carta de Aceite

ARMANDO CARDOSO E A OBRA DE ANCHIETA, À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite

A SOCIOLINGUÍSTICA APLICADA A MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS NO SETOR DE SAÚDE

Sandro Reis Rocha Barros (UENF), Osvaldo Reis do Masculino Barros (UENF), Renato Faria da Gama (UENF) e Alessandra Rocha Melo (UENF)
Carta de Aceite

AUTOESTIMA ALIMENTADA POR “LIKES”: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA BUSCA PELA BELEZA E O PROTAGONISMO DA IMAGEM NAS REDES SOCIAIS
Priscila Barbosa Brunelli (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva (UENF)
Carta de Aceite

BASES PARA UMA TERMINOLOGIA GERAL DE LINGUÍSTICA E LETRAS

José Pereira da Silva (UERJ)
Carta de Aceite

CARIMBÓ: IDENTIDADE, REPRESENTATIVIDADE E RESISTÊNCIA NA CULTURA PARAENSE
Vilma Vaz Monteiro (UFPA)
Carta de Aceite

COMUNICAÇÃO COMO DESAFIO PROFISSIONAL
Ana Karina Mendonça de Souza (UENF)
Carta de Aceite

CONTRIBUIÇÃO DE MATTOS E SILVA PARA OS ESTUDOS DE HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
José Mario Botelho (FFP-UERJ e ABRAFIL)
Carta de Aceite

CRENÇAS DISFUNCIONAIS DE FAMILIARES DE ADICTOS A ÁLCOOL EM TRATAMENTO
Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Larissa de Paula Ferreira (UENF), Raquel Veggi Moura (UENF), Rosalee dos Santos Crespo Istoe (UENF) e Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF)
Carta de Aceite

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cristiana Barcelos da Silva (UENF) e Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)
Carta de Aceite

DESSACRALIZAÇÃO DO COSMOS EM “DOM CASMURRO”, DE MACHADO DE ASSIS
Clodoaldo Sanches Fófano (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Vyvian França Souza Gomes Muniz (UENF)
Carta de Aceite

DIFERENÇAS E DIVERSIDADE: A LÍNGUA COMO FORMA DE PRECONCEITO
Juliete Maganha Silva (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite

DO BUROCRATÊS À POPULARIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: A SOCIOLOGIA DE ODER EXPLICANDO A LINGUAGEM CIDADÃ
Humberto Fernandes (UENF)
Carta de Aceite

EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A PERSPECTIVA DE UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR
Cássia da França Gomes Baptista (UENF), Fernada Castro Manhães (UENF), Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF) e Sebastião Duarte Dias (UENF)
Carta de Aceite

ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O OUTRO LADO DA NARRATIVA MITOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DO CONTO “BOTO”, DE FRANCIORLYS VIANA, E A “LENDA DO BOTO” NA CULTURA POPULAR
Vilma Vaz Monteiro (UFPA)
Carta de Aceite

ENSINO DE CIÊNCIAS E A TRANSFORMAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA EM LINGUAGEM DE FÁCIL ENTENDIMENTO PARA EDUCANDO
Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), Juliete Maganha Silva (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE  PEDINTES E VENDEDORES EM ÔNIBUS
Marcello Riella Benites (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF) e Adriana Corrêa Porto (UENF)
Carta de Aceite

ESTRATÉGIAS PARA A APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA

Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF), Clodoaldo Sanches Fófano (UENF), Lucas Capita Quarto (UENF), Raquel França Freitas (UENF) e Vyvian França Souza Gomes Muniz (UENF)
Carta de Aceite

EVOLUÇÃO DA ESCRITA E LINGUAGEM NO MONITOR CAMPISTAA
Liliane Barreto Alves (UENF)
Carta de Aceite

FORMAÇÃO INCLUSIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA URGÊNCIA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Talita da Silva Ernesto (UENF) e Cecília Cordeiro Burla de Aguiar Nicolau (UENF)
Carta de Aceite

ICONICIDADE E ARBITRARIEDADE NA LIBRAS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
Jessica Rabelo Nascimento (UFMS) e Karine de Albuquerque de Negreiros (UFMS)
Carta de Aceite

LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INCOMPATIBILIDADE COM A FORMAÇÃO DOCENTE
Luciana da Silva Almeida (UENF) e Rysian Lohse Monteiro (UENF)
Carta de Aceite

LIVRO DIDÁTICO, GÊNEROS TEXTUAIS E HABILIDADE COMUNICATIVA: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Laís Teixeira Lima (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Cristiana Barcelos das Silva (UENF), Mauricio Coli Bernardes (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

MEDIAÇÃO ESCOLAR E INCLUSÃO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM
Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Fernada Castro Manhães  (UENF), Sebastião Duarte Dias (UENF) e Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF)
Carta de Aceite

METODOLOGIAS ATIVAS E ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE AUTONOMIA E APRENDIZAGEM
Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Laís Teixeira Lima (UENF) e Victor Ribeiro Lima (UENF)
Carta de Aceite

MOODLE: UMA REVISÃO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO COM AUXÍLIO DO R E DA BIBLIOTECA BIBLIOMETRIX
Cristiano Manhães de Oliveira (UENF) e Edson Terra Azevedo Filho (UENF)
Carta de Aceite

MÚSICA E INTERTEXTUALIDADE: DIÁLOGOS, CANTOS E (EN)CANTOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COM OS CONTEÚDOS DISCIPLINARES

Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)
Carta de Aceite

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO ESTRATÉGIA PARA DIVULGAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF)
Carta de Aceite

O CLÍTICO E SEUS PADRÕES DE USO: UMA ANÁLISE INDICIAL A PARTIR DE TEXTO ARGUMENTATIVO UTILIZADO EM VESTIBULAR PARA INGRESSO NA LICENCIATURA EM LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Rudmar Marques de Castro (UENF) e Thiago Soares de Oliveira (UENF)
Carta de Aceite

O CONCEITO DE RIZOMA E OS ESTUDOS FILOLÓGICOS NA CONTEMPORANEIDADE: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE E FÉLIZ GUATARRI
Tereza Cristina Damásio Cerqueira (UFBA)
Carta de Aceite

O LUGAR DA MULHER NA PESCA ARTESANAL
Ari Gonçalves Neto (UENF),  Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite

OS FATORES POSITIVOS E NEGATIVOS QUE INFLUENCIAM O ENSINO DE BIOLOGIA

Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF), João Batista da Silva Santos (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite

O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO: DISCURSOS DE REPRESENTATIVIDADE PRESENTES NOS CANAIS DOS YOUTUBERS
Vilma Vaz Monteiro (UFPA)
Carta de Aceite

O SABER DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA E EM LÍNGUA PORTUGUESA: INTERAÇÃO, CRIATIVIDADE E EXPERIÊNCIA
Moacir dos Santos da Silva (UCP-RJ)
Carta de Aceite

OS CONECTIVOS PRONOME RELATIVO “QUE”, PREPOSIÇÃO E CONJUNÇÃO EM O IDIOMA NACIONAL NA ESCOLA SECUNDÁRIA (1935), DE ANTENOR NASCENTES

Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)
Carta de Aceite

OS ENTRAVES AO ACESSO À JUSTIÇA EM DECORRÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO JURÍDIQUÊS
Cecília Candido da Silva (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Oswaldo Moreira Ferreira (UENF)
Carta de Aceite

O LUGAR DA MULHER NA PESCA ARTESANAL
Ari Gonçalves Neto (UENF), Ana Carolina de Oliveira Lyrio (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
Carta de Aceite

O TESTAMENTO VITAL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO PARA O ENFERMO EM ESTADO TERMINAL

Larissa de Paula Ferreira (UENF), Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral (UENF), Juliana da Conceição Sampaio Lóss (UENF), Raquel Veggi Moreira (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite

O TEXTO E O CONTEXTO: “OLHOS D’ÁGUA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO VAI À ESCOLA PÚBLICA
Paolla dos Santos Souza (UENF)
Carta de Aceite

O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM AUTISTA: ESTUDO DE CASO
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Danielle Rodrigues Miranda Sales (UENF) e Manuela Gomes Rangel de Paula (UNESA)
Carta de Aceite

PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO NA CHARGE SOBRE A LIBRAS
Jessica Rabelo Nascimento (UFMS)
Carta de Aceite

PROCESSO DE APRENDIZAGEM: O FRACASSO ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOB O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO E INTERDISCIPLINAR
Fernanda Rodrigues Guedes Gomes (UENF)
Carta de Aceite

REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite

SAUSSURE NO DIVÃ: AS RELAÇÕES ENTRE A LINGUÍSTICA E A PSICANÁLISE DE LACAN
Robert Rizzo Miranda da Silva (UENF)
Carta de Aceite

UM OLHAR ÉTNICO-RACIAL NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E DISCURSIVA
Katiuscia Lucas Severino (FFP-UERJ)
Carta de Aceite

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ANÁLISE FÍLMICA EM NEWSPAPER MOVIES
Vitor Luiz Menezes Gomes (UENF)
Carta de Aceite

UMA BREVE DEMONSTRAÇÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA LEI MARIA DA PENHA FRENTE ÀS REALIDADES BRASILEIRAS
Raquel Veggi Moreira (UENF), Ieda Tinoco Boechat (UENF), Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF), Carla Bittencourt Felício (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite

UM RELATO DE CASO SOBRE COMUNICAÇÃO POR MEIO DE IMAGENS E TECNOLOGIA: AVOZ QUE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÃO CALA
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Ana Paula S. Andrade Jorge (UENF)
Carta de Aceite

AUTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
José Carlos Chaguri Júnior (UENF) e Marcelo David Siliprande (UENF)
Carta de Aceite