APRESENTAÇÃO

 

O LIVRO DOS MINICURSOS DO XI CNLF, com quatorze textos relativos aos vinte minicursos oferecidos nesta edição,  já pode ser considerado uma tradição de nosso evento, visto já ser esperado pelos que vêm acompanhando essa produção nos últimos seis anos, desde 2002.

Apesar de ser uma edição absolutamente despretensiosa e sem qualquer objetivo de lucro, visto ser impossível produzir um livro de 180 páginas por menos de dez reais, que é o quanto se pede dos alunos dos minicursos, que também são oferecidos gratuitamente para todos os que se inscrevem no congresso.

Estão publicados aqui os textos dos minicursos que serão oferecidos pelos seguintes professores, conforme consta na programação divulgada: Adriana Cristina Cristianini (p. 09-22), Alessandra Martins Antunes (p. 108-121 e 141-158), Eliuse Sousa Silva (p. 78-89), Francisco Dequi (p. 74-77 e 90-107), José Pereira da Silva (p. 169-180), Márcia Regina Teixeira da Encarnação (p. 09-22), Márcio Luiz Moitinha Ribeiro (p. 66-73), Maria Cristina Martins (p. 46-65), Maria Suzett Biembengut Santade (p. 131-140), Milena Maximo (p. 35-45), Nestor Dockhorn (p. 122-130), Patricia de Jesus Carvalhinhos (p. 108-121 e 141-158), Renata da Silva de Barcellos (p. 23-34), Sérgio Paulo Vasconcelos (p. 159-168) e Sigrid Gavazzi (p. 35-45), que entregaram seus textos até a primeira semana de agosto, quando se esgotou todo o prazo possível para espera de textos para publicação.

Dos minicursos oferecidos neste ano, deixam de ser publicados aqui, por motivos diversos, os textos completos dos trabalhos de Albelita Lourdes Monteiro Cardoso (USP), Carmem Lúcia Pereira Praxedes (UERJ e UEZO), Denise Gomes Leal da Cruz Pacheco (UCLA, UNESA e EARJ), Leonor Lopes Fávero (USP e PUC-SP), Márcia Antônia Guedes Molina (UNISA e UNIA), Maria João Marçalo (Univ. de Évora), Paulo de Tarso Galembeck (UEL) de Sílvio Ribeiro da Silva (UFGO / UNICAMP), que não chegaram a nossas mãos em tempo hábil, cujos títulos são “A história da Gramática no Brasil”, “A importância do conhecimento dos pressupostos lingüísticos básicos para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras”, “Léxico da cultura popular do Maranhão: o vocabulário do Bumba-meu-boi”, “Os estudos lingüísticos em Portugal”, “Por uma abordagem no ensino de leitura e escrita a partir da ótica do gênero do discurso”, “Português Língua não Materna: Perspectivas em Política Lingüística, formação de professores e produção de materiais didáticos” e “Situação e contextualização em textos falados e escritos”.

Alguns dos docentes acima relacionados não mandaram seus textos porque pretendem apresentar a matéria já publicada em livros de sua autoria que serão divulgados e disponibilizados à venda na época do evento. Outros tiveram algum tipo de dificuldades ou simplesmente desistiram de publicá-los, preferindo surpreender seus alunos com o material disponibilizado apenas para os que escolherem o seu minicurso.

Os alunos que se inscreverem apenas nos minicursos que não disponibilizaram os textos não terão necessidade, naturalmente, de adquirir esse volume.

Os textos aqui apresentados são dos professores

 

 

Rio de Janeiro, agosto de 2007.