APRESENTAÇÃO

 

Há anos que estamos construindo a tradição de publicar antecipadamente um significativo número dos trabalhos que são apresentados no Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, dando a oportunidade aos congressistas que nos entregam seus originais com alguma antecedência de os terem publicado na época de sua apresentação oral durante o evento.

Neste número 04 do volume XI dos Cadernos do CNLF, que intitulamos de Outros Trabalhos do XI CNLF, estão sendo publicados mais vinte desses trabalhos, depois de já estarem editados os quatorze textos do Livro dos Minicursos do XI CNLF, dezesseis nos Primeiros Trabalhos do XI CNLF, além dos que completam o volume de homenagem a Joaquim Mattoso Câmara Jr.

Neste número, estão publicados os trabalhos dos seguintes congressistas (relacionados em ordem alfabética, com a indicação das páginas em que aparecem): Ânderson Rodrigues Marins (209 – 219), Antonio Luciano Pontes (39-87), Camillo Cavalcanti (98-108), Claudia Moura da Rocha (173-186), Cleide Emília Faye Pedrosa (63-70), Gilberto Nazareno Telles Sobral  (71-77), Humberto Peixoto Menezes (138-148), Jéssica Pinto Augusto (16-25), José Teixeira Neto (87-97), Juliana Godinho Eccard (48-62), Lêda Maria Mercês Gonçalves (149-155), Lilian Cristina Granziera (187-201), Lucia Maria Moutinho Ribeiro (202-208), Maria Suzett Biembengut Santade (187-201), Miguél Eugenio Almeida (109-117), Natalia Roseira (09-15), Patricia de J. Carvalhinhos (26-38), Raquel Maria Carvalho Naveira (118-125), Renata da Silva de Barcellos (78-86), Rose Maria Leite de Oliveira  (126-137), Rossana Sartori, (187-201) e Terezinha Bittencourt (156-172).

Com a limitação que nos impomos com uma apresentação de duas páginas apenas, não é possível fazer uma síntese de todos os trabalhos aqui organizados, apesar de ser algo desejável e esperado. Faremos meros destaques de alguns, aos quais são mais necessárias algumas observações.

Observe-se, por exemplo, o significativo número de trabalhos relativos a edições de trabalhos importantes, em diversas especialidades da atividade acadêmica em nossas áreas e subáreas de conhecimento: textos 1, 2, 4, 5, 7, 10 e 11, além de outros como são os três últimos, por exemplo.

Considerando o conjunto desses vinte trabalhos, pelo menos a metade está direta ou indiretamente ligada ao estudo do texto em geral ou em particular, além de haver relativa quantidade de referências internas a Mattoso Câmara e/ou sua obra (cinqüenta no total), mesmo em trabalhos que não tratam especificamente dele.

Como seria impossível organizar os textos por temas nesses números em que os trabalhos são publicados antes do congresso, foram editados pela ordem alfabética dos títulos, como facilmente se pode perceber ao consultar o SUMÁRIO.

Os números seguintes, que serão publicados depois do congresso, serão organizados por ordem temática, na medida do possível, como se pode ver nas publicações anteriores.

Aproveitamos a oportunidade para pedir suas sugestões e críticas para  que possamos melhorar a qualidade dessas publicações do Círculo, prometendo-lhe aproveitá-las sempre que for possível, para o bem da Lingüística e da Filologia.

 

Rio de Janeiro, agosto de 2007.