A coesão textual e a charge

Verônica Palmira Salme de Aragão (UFRJ)

 

O objetivo deste estudo é analisar os diversos recursos possibilitados pela coesão textual para a construção do sentido nas charges. A co-referenciação nesse gênero exerce o papel de relacionar, além dos elementos lingüísticos presentes na superfície do texto, os âmbitos verbal e não-verbal e, ainda, a ligação de diferentes campos semânticos. Daí, sua natureza sintetizadora, capaz de ampliar sentidos.

A análise do corpus parte da observação dos diferentes recursos de coesão (gramatical e lexical) comparativamente e considera as charges dos quarto principais jornais do Rio de Janeiro: O Globo, Jornal do Brasil, O Dia e Extra, colhidas no mês de março de 2006.

A fundamentação teórica dessa pesquisa baseia-se nos conceitos de coesão, de Val (1991 e 2000) e de Charolles (1988); nas noções de significado propostas por Pottier (1978) e na Análise Semiolingüística do Discurso, de Charaudeau (2005). Esse autor considera o discurso um processo psico-socio-linguageiro, que parte de um sujeito visando atingir seu interlocutor numa situação concreta comunicativa, portanto, a escolha dos processos de coesão parte de um sujeito que visa transmitir um ou vários sentidos dentro de seu projeto comunicativo.