A figura do presidente
construções identitárias
na voz do jornalista estrangeiro

Roberta Fernandes Pacheco (PUC-Rio)

 

Este trabalho tem por objetivo analisar como as formas de nomeações atribuídas por jornalistas estrangeiros ao Lula em campanha eleitoral constroem sua identidade como Presidente do Brasil. O arcabouço teórico insere-se em uma abordagem sociolingüística numa articulação entre linguagem e identidade, apoiando-se nos trabalhos de De Finna (2003) na área da identidade como categorização e como representação social, e de contribuições de outros autores como Ochs (1993), na sua concepção de identidade social construída através da linguagem e Foucault (1997) na sua abordagem do discurso como exercício do poder. A metodologia utilizada foi a análise de fragmentos de onze notícias publicadas, via internet, em jornais estrangeiros de língua espanhola, que trazem como tema a última eleição presidencial brasileira, tanto no primeiro turno eleitoral quanto no segundo. Os textos foram selecionados tendo como critério os que apresentam as formas de nomeações atribuídas ao então candidato à reeleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva. A análise das notícias permitiu observar que as estratégias de identificação e de representação utilizadas pelo jornalista para compor seu discurso o torna um co-autor do processo de construção identitária do sujeito-indivíduo que ele rotula socialmente (Jucker, 1996), no uso da linguagem. Essa análise nos faz questionar como de fato o discurso, vinculado ao poder, pode ser manipulador e manipulado por quem o detêm.