A formação de palavras
e o ensino de inglês instrumental:
analisando a derivação em livros didáticos

Karla Branco Figueiredo de Lima (UFGO)

 

No ensino de inglês instrumental é bastante comum encontrarmos alunos frustrados diante da constatação de seu reduzido conhecimento do vocabulário da língua inglesa em contraste com a necessidade urgente de ampliar esse conhecimento em pouco tempo a fim de entender o idioma estrangeiro. Para amenizar essa dificuldade, entender o funcionamento dos processos de formação de palavras, especialmente a derivação e sua produtividade, permite que significados de palavras antes consideradas desconhecidas pelo aluno sejam deduzidos mais facilmente, o que pode ampliar os horizontes de compreensão textual dos alunos, reduzir o tempo de compreensão do texto por completo e o nível de estresse e ansiedade do aluno de Inglês Instrumental. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar e discutir a abordagem da derivação como processo de formação de palavras em livros didáticos de Inglês Instrumental. Para isso, partiremos de uma análise das definições do termo palavra para chegarmos ao processo de formação daquilo que se entende por palavra, mais especificamente ao processo de derivação, considerando as análises de estudiosos tanto da língua portuguesa quanto da língua inglesa. Em seguida, passaremos à análise da derivação em dois LD comumente usados nos cursos de Inglês Instrumental. Esperamos que este estudo contribua para uma maior conscientização dos professores de Inglês Instrumental sobre a necessidade de reduzir o sofrimento dos alunos na leitura de textos e de tornar a aprendizagem mais prazerosa.