A gramaticalização do verbo ir
em predicações complexas

Vinicius Maciel de Oliveira (UFRJ)

 

O objetivo deste trabalho centra-se na investigação do comportamento sintático-semântico de ir em predicações complexas de modo a categorizar em qual nível de gramaticalização encontra-se cada uso, com base em dados do Português do Brasil falado de três faixas etárias de diferentes escolaridades.

Acredita-se que, em certas aplicações, ir se enquadra num contexto ambíguo devido a um processo de gramaticalização em andamento e, portanto, assume um comportamento que não o enquadra nem numa categoria de itens lexicais nem de itens gramaticais, localizando-se no entremeio desse continuum. Nesse sentido, postula-se que essa ambigüidade é gerada pelo grau de integração (ir + forma verbal), isto é, quanto maior for esse grau, mais ir será reanalisado como um Vauxiliar, evidenciando um, também, alto nível de gramaticalização de ir. Por outro lado, quanto menor for o grau de integração, mais ir se comportará funcionalmente como um Vpredicador, caracterizando um baixo nível de gramaticalização.

As bases teórico-metodológicas deste trabalho encontram respaldo em orientações relativas (i) à formação de predicadores e à configuração de expressões lingüísticas da Teoria da Gramática Funcional de DIK (1981/ 1997); e (ii) ao processo de gramaticalização segundo teorizações diversas, como HEINE et alii (1991), HEINE (1993) e MARTELOTTA et alii (1996).