A inserção da compreensão leitora
nos estudos sobre educação a distância

Isis Batista Pinto (UERJ)
Cristina Junger (UERJ)

 

O presente trabalho apresenta os resultados parciais da etapa de revisão bibliográfica integrante do projeto de pesquisa “Compreensão leitora e ensino a distância: procedimentos sistemáticos de pesquisa bibliográfica e documental”. Nossos objetivos são: discutir a inserção da compreensão leitora nos estudos teórico-metodológicos sobre EAD e analisar conceitos relacionados à pesquisa e ao tema. Para tanto analisamos criticamente artigos acadêmico-científicos que tratam dos temas do ensino a distância juntamente com glossários eletrônicos de EAD. Através da leitura e do fichamento de parte do material estudado, pudemos chegar a alguns conceitos chaves referentes ao tema da educação a distância, tais como : Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação Mediada por Computador. Pudemos concluir que não há grandes disparidades entre os conceitos estudados. Com relação à compreensão leitora, até o momento concluímos que, mesmo que seja reconhecida a importância do processo leitor para a EAD, o tema ainda é pouco trabalhado.