A LINGUAGEM COMO TRAÇO ESSENCIAL DO HOMEM
A
PESQUISA GEOLINGÜÍSTICA

Márcia Regina Teixeira da Encarnação (USP)
Adriana Cristina Cristianini (USP e UNIBAN)

 

A linguagem está indissoluvelmente associada com a atividade mental humana, a qual em virtude dela se pôde firmar e desenvolver (Câmara: 1974). Não é apenas um recurso para expressar nossos pensamentos, mas é o meio essencial para que se consiga pensar. Sem ela, não desenvolveríamos trabalho mental de nenhuma ordem. A linguagem  é constituída de segmentos articulados entre si e possui uma significação permanente, o que a transforma em um fato de cultura.

A representação desse universo cultural dá-se pelo uso da língua e é por meio dela que a trajetória humana conta a sua história, que os sujeitos interagem no tempo e no espaço, de acordo com o desenvolvimento histórico e social. Dessa forma, fica claro que a diferenciação geográfica e social entre seções de uma mesma comunidade lingüística resulta em um apropriado processo de diferenciação lingüística.

A investigação da linguagem de um determinado grupo sociolingüístico-cultural configura-se como uma necessidade de explicar, determinar e designar realidades que delimitam a visão de mundo dos diferentes agrupamentos humanos.

O método de pesquisa  geolingüístico permite-nos conhecer, identificar, fazer os registros dos dados encontrados, analisar a variação lingüística existente e documentá-la em cartas. É com a elaboração dos atlas lingüísticos que serão ressaltados diversos fenômenos que nos permitirão compreender melhor alguns fatores da história da língua, dando-nos uma noção de conjunto.

Este minicurso fará  uma abordagem dos principais trabalhos geolingüísticos desenvolvidos nas universidades brasileiras, mostrando a importância desse método para o resgate lingüístico-cultural das comunidades brasileiras.