A NOTÍCIA INTERPRETADA:
OS
INDICADORES MODAIS E ATITUDINAIS
NAS “
CARTAS DOS LEITORES

Lygia Maria Gonçalves Trouche  (UFF)

 

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas estratégias de leitura de textos de jornal notícia e carta de leitores –  com base em pressupostos da análise semiolingüística do discurso (Charaudeau, 1992), no conceito de gêneros textuais e em indicadores modais e atitudinais (Koch, 2003) na produção de sentido do texto. Os indicadores modais e atitudinais são usos lingüísticos essenciais na construção de sentido do discurso, pois apontam o “modo como aquilo que se diz é dito.” Assim, os enunciados serão analisados e comparados, segundo as condições de produção de texto (tempo, lugar, papéis sociais dos interlocutores, objetivos da interlocução), a modalidade e o gênero textual, como características de atividades socioculturais da época atual.

Nessa perspectiva, a discussão dos aspectos lingüístico-semânticos de interpretação de texto visa, sobretudo, à contribuição para a formação de um leitor crítico e à compreensão de sentidos vigentes na sociedade.