A Produção de um jornal
na formação docente:
limites e possibilidades

Joyce Braga (UERJ)
Jacqueline de Fátima dos Santos Morais (UERJ)

 

Levando em consideração a importância do diálogo entre a mídia e a educação durante o processo de formação do educador, essa comunicação pretende discutir a produção e utilização da mídia-jornal no espaço da sala de aula de um curso de nível superior, e as possíveis repercussões para a sala de aula do ensino fundamental destes futuros educadores. Faremos isso a partir de uma experiência concreta de produção de um jornal que ocorreu na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Durante a apresentação apontaremos possibilidades de uso interdisciplinar do jornal em sala de aula. Também iremos discutir o papel do jornal como instrumento de formação e informação. A partir da discussão acerca da delimitação de pauta, da diagramação e do discurso jornalístico, todos os envolvidos podem trocar saberes e experiências, aprendendo e ensinando a fazer a “leitura de mundo”, como nos diz Paulo Freire.