A produção e compreensão DE TEXTOS
numa visão sociocognitiva

Rosa Maria Nechi Verceze (UFRO)

 

Este estudo discute a questão da produção e compreensão de texto numa visão sócio-cognitiva, mediante processos de enunciação seletivos e frames que geram novos espaços mentais projetados numa rede integrativa de conhecimentos - mesclagem. Dessa forma, pode se operar uma estreita relação entre a estrutura lingüística e as estruturas cognitivas. Assim, o objetivo é mostrar como a fala é gerada, como se manifesta a co-construção do sentido numa situação de diálogo entre adolescentes no processamento dos espaços mentais, sobretudo da projeção no espaço-mescla. O embasamento teórico constitui o  Modelo dos Espaços Mentais de (Fauconnier 1994, 1997), (Fauconnier e Sweetser 1996) que procura explicar a complexidade do pensamento, da linguagem, das ações humanas.   Esse modelo assinala funções para dois espaços de entrada (input); dois espaços intermediários - espaço genérico e um espaço de integração (blending) que constitui um rico espaço integrado. Tendo em vista o caráter sócio-cognitivo da pesquisa optou-se pela análise das projeções de esquema, a partir de construções lexicalizadas ocorridas na interação conversacional real, utilizando-se um trecho de transcrição de um diálogo espontâneo entre duas adolescentes. A transcrição é parte do corpus da minha tese:  “Progressão Referencial na Fala de Adolescentes". O resultado aponta que a co-construção de sentido no diálogo permite integrar as informações numa estrutura de expectativa co-partilhada pelas adolescentes. A partir do ponto de vista sobre o comportamento distinto dos amigos integra-se as contrapartes na estrutura emergente do espaço-mescla gerando a expansão das informações abrangendo as relações sociais dos jovens na sociedade ao interagir com seus grupos.