A progressão tópica nos quadrinhos
de “o menino maluquinho”

Maria da Penha Pereira Lins (UFES)

 

Este trabalho focaliza o gerenciamento do tópico discursivo em seqüências de tiras diárias de quadrinhos de O Menino Maluquinho, de Ziraldo, e se inscreve no âmbito das pesquisas relativas ao continuum oral / escrito. A partir de uma perspectiva funcionalista, em especial da Lingüística Textual, o tópico discursivo é considerado como um domínio funcional complexo, desenvolvido numa noção escalar que se caracteriza por propriedades como centração,  concernência e relevância. Fundamentando-se em modelos de análise propostos para textos orais, principalmente (Koch et al. 1992), analisa-se uma seqüência de tiras de quadrinhos de O Menino Maluquinho, desenvolvendo-se uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, buscando depreender a organização textual no nível hierárquico e no linear,  a partir da identificação de estratégias de introdução, progressão e fechamento de tópico.