Campanhas de prevenção de DST / AIDS:
o discurso oficial no contexto publicitário

Alice Moraes Rego de Souza (UERJ)
Fernanda Orphão Corrêa de Lima (UERJ)
Marília de Rezende Tapajóz (UERJ)
Bruno Deusdará (SEE-RJ e UERJ)

 

O presente trabalho pretende problematizar os modos de funcionamento do discurso governamental em contexto publicitário. Considerando que a leitura não se restringe a conhecimentos lingüísticos, buscamos aqui explicitar as pistas que se materializam no enunciado e apontam para a inscrição de um co-enunciador, de coordenadas de espaço e tempo, de uma finalidade reconhecida. Como corpus de análise selecionamos o outdoor de campanha de prevenção de DST / AIDS, promovida pelo Ministério da Saúde, no período do pré-carnaval, em 2006, na cidade de Aracaju/SE. O interesse por esse material se justifica devido à possibilidade de, a partir de um texto curto, desenvolver uma análise que aponte para a insuficiência da dicotomia clássica entre lingüístico e extralingüístico, sustentando a idéia de que a leitura mobiliza saberes de diferentes ordens: lingüístico, históricos, enciclopédicos, genéricos (Maingueneau, 2001). Identificamos assim como referencial teórico para esta análise as reflexões de Rocha (2006), acerca da metáfora da circulação de sentido, as de Maingueneau (2005), abrangendo a discussão em torno das competências mobilizadas nas práticas de linguagem e, ainda, as de Bakhtin (2000), a respeito da problemática do dialogismo.  Nossas análises têm permitido perceber a importância da articulação de elementos de naturezas diferentes, apontando para a impossibilidade de sustentar fronteiras rígidas entre o lingüístico e seu entorno.

 

Palavras-chave: análise do discurso, leitura, produção de sentido.