Da Circularidade das Representações
a uma Produção Singular
na Escrita do Diário de Aprendizagem de LE

Valdeni da Silva Reis (UFMG)

 

O presente trabalho objetiva apontar momentos em que o sujeito-escrevente de diário de aprendizagem de  Língua Estrangeira – LE – (inglês), desenvolve uma escrita que tende a romper com a circularidade das representações (Reis, 2007) abandonando, consciente e/ou inconscientemente, aquilo que lhe é demandado/esperado pelo professor e/ou pelo processo de aprendizagem de LE.   A escrita de diários de aprendizagem é geralmente assumida, nos domínios  da Lingüística Aplicada – LA – como   um instrumento de caráter reflexivo. Discutimos e   analisamos, portanto, como as representações   atuam diretamente no fazer reflexivo e discursivo do aluno-aprendiz. Neste sentido,   analisamos, então, dizeres que configuram aquilo que historicamente é esperado do aluno dentro do processo de aprendizagem, ou seja, a melhora e uma evolução constante e infindável de sua aprendizagem; um esforço por parte dele nesse processo; uma aula centrada no professor, sendo este o responsável pela administração dos saberes que circulam na sala de aula (Reis, 2007). Em contrapartida, buscamos, neste estudo, apontar momentos em que a circularidade daquilo que é previsível e esperado é desestabilizada havendo, conseqüentemente, o surgimento de gestos singulares que diferenciam e revelam o sujeito em sua forma singular   que se  constitui e é constituído pela/na  escrita do diário.