Discurso do Conhecimento
Sujeitos, Leitura e Interpretabilidade

Eliana Meneses de Melo  (UPM)

 

Apresenta-se estudo sobre o Discurso do Conhecimento compreendido em duas concepções : o conhecimento enquanto informação e como produção e circulação do saber. Como se evidencia, entre as várias características da Sociedade do Conhecimento, há de se destacar a Informação, a Ciência e a Tecnologia. Esta última, principalmente referente à informatização. É a partir destes pontos que foi construído o corpus. Se por um lado observa-se a ampliação dos veículos difusores do conhecimento, bem como o acesso ao conhecimento produzido, por outro, para atender a demandas sociais,  no que se refere ao desenvolvimento social, torna-se necessário o inferir competências e habilidades no sujeito-cidadão, posto ser este plural .Se pluralidade marca o Discurso , seus sujeitos e papéis actanciais,  seja em nível de superfície, seja em nível profundo, por certo que a materialidade da comunicação do conhecimento é o lugar onde se instaura o conflito.Intimamente ligado ao conflito está a cultura, com toda a complexidade expressa na polissemia implícita ao termo. Em época caracterizada pela objetividade dos resultados, pela relevância quantificadora, torna-se ainda mais necessário para a sociedade o leitor reflexivo ,competente para avaliar situações,criar soluções e comunicar novo conhecimento. Este estudo investiga as ações em torno da leitura e interpretabilidade do Discurso do Conhecimento no espaço organizacional e no espaço de construção e circulação do saber .