DIZ ISSO CANTANDO

Darcilia Simões (UERJ/PUC-SP/SUESC)

Thaís de Araújo da Costa (UERJ)

Natália Rocha Correia (UERJ)

Marilza Maia de Souza (UERJ)

 

Concluindo o projeto PIBIC/UERJ-FAPERJ intitulado A música e o ensino da língua portuguesa, apresentamos esta comunicação para anunciar o livro que será lançado em outubro/2007, destinado a auxiliar os professores a planejarem aulas tendo como textos-corpus as letras de música popular.  As letras foram distribuídas, segundo seu conteúdo gramatical, contemplando todos os planos da análise lingüística, dando atenção especial à variação lingüística. Portanto, nossos estudos reuniram materiais para aulas com conteúdo fonológico, morfossintático, semiótico-semântico, estilístico e cuidando com carinho especial a seleção lexical.

Entendemos que o preparo lingüístico do cidadão hodierno demanda capacidade de avaliação de textos, sobretudo quanto à informatividade. Em se tratando de produção musical, acresce-se a exigência de usos criativos da língua. Portanto, o mercado fonográfico nacional coetâneo é abundante; e, do ponto de vista da documentação de usos lingüísticos variados, pode-se considerá-lo relevante recurso didático. É material próximo do estudante, é objeto conhecido; difere dos textos criados exclusivamente para exemplificação de fatos da língua e que, quase sempre soam artificiais ou mesmo absurdos. Nosso objeto imediato é a descrição da fala e da escrita e as intervenções de uma sobre a outra, as letras de música podem ser consideradas excelente corpus a ser explorado nas aulas que têm o registro escrito da língua como meta, contemplando os reflexos do que se diz no que se escreve, com vistas a formar usuários versáteis lingüisticamente, logo, preparados para uma participação social efetiva, pois acreditamos que as melhores coisas da vida são ditas cantando.