Do latim ao português
a história da nossa língua
na visão de Mattoso Câmara Jr.

Wilma Maria Pereira (UFU)

 

É relevante percorrer a história em busca de registros que reconstituam da melhor forma possível a trajetória evolutiva da nossa língua .

Tal relevância é sustentada na evidência de que, a maioria dos alunos, tem pouco ou nenhum conhecimento a respeito do processo histórico que envolve a língua portuguesa. Assim, a única informação a esse respeito que transita no meio estudantil é a de que o latim é a língua-mãe do português, embora desconheçam elementos necessários a um conhecimento mais profundo do nosso idioma.

O latim não se transformou do dia para noite em outros idiomas, os denominados românicos. Há vários séculos de latente história que não podem ser descartados por aqueles  mais interessados nos detalhes pormenorizados da l;íngua portuguesa.

O objetivo dessa comunicação é expor as variedades, as características e os fatores que fizeram do português uma língua autônoma de sua base originária: o latim vulgar,  demonstrando de que forma esses elementos foram decisivos no processo de transformação.

A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e o paradigma sugerido na obra de Mattoso Câmara com fundamentação teórica decorrente dos princípios da Filologia e da Lingüística Histórica.