Gêneros discursivos:
da teoria à prática em sala de aula de PLE

Luciana Salles de Bragança Moraes (PUC-RIO)

 

O trabalho com gêneros discursivos tem sido enfatizado tanto no ensino de português como língua materna Quanto estrangeira (Almeida e Duarte, 2005). Ao longo dos anos, tem-se verificado que um estudante não é capaz de dominar uma nova língua somente a partir de seu conhecimento gramatical e lexical. É necessário que esta língua esteja contextualizada para que tal aluno possa compreendê-la e utilizá-la adequadamente. Partindo do pressuposto de que o trabalho com gêneros discursivos dá ao aluno de língua estrangeira a oportunidade de lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos do dia-a-dia (Marcuschi, 2003), esta pesquisa tem por objetivo mostrar ao professor de PLE a importância do ensino da língua portuguesa a partir de diferentes gêneros, através de exemplos retirados do cotidiano do brasileiro. Este trabalho aponta ainda para a carência de variedade de gêneros discursivos nos manuais de PLE.