Gêneros do discurso e ensino

Rosa Maria Nechi Verceze (UFRO)

 

A pesquisa focalizou-se no ensino/aprendizagem em escolas de Rondônia. Visou à verificação do conhecimento pelos alunos do ensino médio dos fundamentos que regem os gêneros discursivos e ao diagnostico do uso em produções textuais. Utilizou-se para a fundamentação, autores que abordam a heterogeneidade dos textos, privilegiam a interação, reconhecendo tipos diferentes de textos, diferentes formas de textualização. Bakhtin (2000) cada esfera de utilização da linguagem se elaboram tipos relativamente estáveis de enunciados. (Adam, 1990) categorias e objetos discursivos observáveis por operações cognitivas negociadas interativamente. Mondada et alii, (1995) discurso  situado no processo de inferência. (Gumperz, 1982) pistas contextuais com valor sociointeracional. Com orientações didático-teóricas, solicitou-se aos alunos produções dos gêneros: propaganda, notícias, entrevista, cartas, editorial, etc. Detectou-se que o conhecimento dos alunos se restringe à descrição/narração/dissertação. Faltou-lhes habilidade para perceber que estes gêneros se inserem nas outras tipologias. O não conhecimento pelos alunos do continuum fala/escrita pontuou problemas nas produções. O resultado aponta que o texto para professores e alunos ainda não chegou à dimensão textual-discursiva, pressupondo uma concepção sociointeracionista da linguagem. A contribuição assinala uma reflexão na área: se o professor conhecer as estratégias discursivas com que tecem os diferentes gêneros, contribuirá para formar cidadãos no seu sentido pleno.