GÊNEROS TEXTUAIS, CONTEXTO E DISCURSIVIDADE.

Leda Queiroz de Paula
(EEPHM-Campinas-SP e FATEC-Indaiatuba-SP)
ledapaula@terra.com.br

 

Esta comunicação visa a compartilhar uma experiência feita com alguns textos publicados em jornal de grande circulação, do chamado gênero redação técnica, em que os alunos de 2ª e 3ª séries do ensino médio foram levados, por meio de atividades de leitura, análise discursiva (Bakhtin, 1997; Kleiman, 1999; Dionísio, Machado e Bezerra (org.), 2005) para posterior produção textual, a refletir sobre a realidade nacional, contribuindo para sua compreensão do contexto sócio-político brasileiro, e para uma postura de não-alienação, dado o trabalho de desenvolvimento do senso crítico (Willis). As etapas desse trabalho estão fazendo parte de uma pesquisa para avaliar mudança no comportamento dos alunos quanto à compreensão da importância deste gênero para intervenções na sociedade. Este trabalho, ainda em desenvolvimento, já tem alguns resultados interessantes para serem socializados.