Hipérbole e Argumentação

Joana D’arc O. Canônico (FAETEC e UERJ)

 

No momento em que se busca a objetividade dos enunciados e, ao mesmo tempo, precisa-se adicionar um caráter de espetáculo aos fatos relatados, para demonstrar a abrangência e a grandiosidade dos acontecimentos, o uso da hipérbole vem-se apresentando, com insistência, no discurso das colunas políticas e editoriais jornalísticos. Constatamos a importância desses elementos, na construção argumentativa do diálogo escritor/leitor, em modelos textuais dessa natureza. Verificamos que tais recursos dão suporte à retórica do enunciador, contribuindo para a disseminação de sua visão de mundo.

A partir das observações, propõe-se uma reflexão sobre o ensino da hipérbole na escola, adequado às exigências do ensino de língua materna, consoante ao papel que língua e linguagem exercem na interação verbal. Oferecem-se possíveis leituras das palavras utilizadas pelo jornalista, considerando os vários elementos constitutivos da “cena enunciativa” e se apresenta a possibilidade de aplicação em sala de aula. Sob esta perspectiva, privilegia-se a língua em funcionamento, utilizada como elemento de interação e, sobretudo, de veiculação ideológica.