Intertextualidade e interdiscursividade
em textos  sobre o professor

Daniella Barbosa Buttler (PUC-SP)

 

Esta comunicação pretende discutir as representações construídas em textos  veiculados pelos cronistas, contistas e professores nas Revistas Veja São Paulo, Nova Escola e Jornal Folha de São Paulo, sobre o professor e seu trabalho. O objetivo, portanto, é verificar quais são as características desse profissional e do seu agir em situação de trabalho construídas nestes textos, analisando as formas lingüístico-discursivas que nos permitam detectá-las, bem como a intertextualidade e interdiscursividade existentes não só entre esse corpus como em outros implicitamente.

Os pressupostos teórico-metodológicos centrais provém do interacionismo sócio-discursivo (Bronckart, 1997 e 2004), acrescentando-se a ele conceitos já construídos sobre o trabalho e, mais especificamente, sobre o trabalho do professor no domínio da Ergonomia da Atividade, tal como desenvolvidos por Amigues, 2002; Saujat, 2002 e Faïta, 2002, e da Clínica da Atividade, por Clot, 2004, que auxiliarão na contextualização e interpretação global das análises. Aludiremos ainda a teoria de análise do discurso da linha francesa.

Verificaremos ainda se há semelhanças e/ou diferenças entre as representações sobre o professor e seu trabalho que são construídas por um lado, nas crônicas e contos, textos que recriam o real,  e, de outro, nos relatos dos professores, textos que relatam o real, já que se tratam de gêneros ficcionais e não ficcionais (crônicas e contos X relatos de vida) que se apresentam em veículos destinados a leitores-alvo diferenciados (público em geral X professores).