João Ribeiro em Mattoso Câmara Jr

Leonor Lopes Fávero (USP e PUC-SP)

 

Este trabalho, primeiramente, revisa a Grammatica Portugueza de João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes Ribeiro. Esse autor nasceu em Laranjeiras (SE) em 1860 e morreu no Rio de Janeiro em 1934. Foi criado pelo avô com quem desenvolveu o hábito pela leitura e granjeou forte influência positivista. Fez os primeiros estudos em sua terra natal, ingressando depois na Faculdade de Medicina de Salvador. Abandonou o curso, ao mudar-se em 1881 para o Rio de Janeiro e lá matriculou-se na Escola Politécnica, curso que também abandonou.

Foi jornalista, colaborando com vários jornais e revistas, e grande conhecedor de grego, latim, inglês, alemão, holandês e das principais línguas românicas. Além disso, dirigiu o Colégio Pedro II, onde também foi professor catedrático de História Universal. Escreveu inúmeras obras de caráter filológico, dentre as quais se destacam: Grammatica Portugueza, Historia do Brasil, o Folclore e Paginas de Estethica.

Sua gramática, editada pela primeira vez em 1887, está calcada no programa traçado por Fausto Barreto e foi adotada alguns anos após sua publicação pelos professores do Colégio de Pedro II. Teve inúmeras edições, muitas delas revistas e ampliadas pelo autor, como a 10ª, a 12ª e a 25ª. Para esse estudo, utilizamos a 11ª, na qual o autor já se valera dos ensinamentos filológicos encontrados na Réplica do Senador Rui Barbosa às defesas da redação do Projeto do Código Civil.

Num segundo momento, discute a grande contribuição dada por Mattoso Câmara Jr.à História das Idéias Lingüísticas do Brasil, ao analisar tal compêndio e enfatizar, em linhas gerais, a necessidade de se considerar o passado para entender o presente.