Línguas  para a Comunidade - Espanhol (LICOM):
expectativas e necessidades
de seu público alvo

Ana Cristina dos Santos (UERJ)
Elissandra Lourenço Perse (UERJ)
Amanda Silva Alves (UERJ)

 

O curso de extensão de língua espanhola, aberto à comunidade, denominado Línguas  para a Comunidade- Espanhol  (LICOM), módulo I (níveis I e II), desenvolvido pelo Setor de Espanhol do Instituto de Letras da UERJ, passa, nos últimos anos, por um aumento crescente na procura de alunos no aprendizado da língua espanhola como língua estrangeira (E/LE). Essa demanda acarreta turmas heterogêneas, desde a faixa etária as reais necessidades de aprendizagem da língua espanhola. Observando essa crescente heterogeneidade, fez-se necessário avaliar o módulo para saber se a metodologia utilizada pelo curso atende às expectativas do corpo discente.  Duas bolsistas, auxiliadas pela coordenadora do curso, elaboraram uma pesquisa quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário entregue e respondido pelos alunos de língua espanhola matriculados no LICOM no módulo I (correspondente aos níveis I e II). As perguntas abrangiam o processo de ensino e aprendizagem - metodologia, professor, materiais – e alguns aspectos da parte administrativa. O objetivo fundamental da pesquisa foi o de traçar um  panorama, desde o ponto de vista discente, sobre o trabalho das bolsistas e o material didático e as técnicas de ensino utilizados em sala de aula. Dessa maneira, o trabalho pretende propiciar,através da análise das respostas obtidas com os questionários, uma reflexão sobre os objetivos e a  metodologia traçados para o LICOM / espanhol tanto para o corpo discente quanto para as bolsistas envolvidas no projeto, contrastando-os com a realidade, as expectativas e necessidades do público-alvo ao qual se destina o projeto: comunidade externa e alunos da Licenciatura de Português/ Espanhol do Instituto de Letras da UERJ.