O ensino de espanhol no discurso da lei:
(re)construção de uma memória

Maria Cecília Bevilaqua (UERJ)

 

O presente estudo busca contribuir para reflexões acerca da trajetória do ensino de espanhol no contexto brasileiro por meio da análise de textos oficiais que regem a organização dos currículos das escolas do país.  Nosso interesse específico recai no modo como se opera, no discurso da lei, a (re)construção de determinadas concepções de língua e do ensino/aprendizagem de língua, neste caso do espanhol LE, as quais incidem sobre a valorização ou não do idioma no cenário educacional e, desse modo, perfilam sua trajetória.  Como marco teórico, seguimos o aporte dos estudos enunciativos (Bakhtin, 2004; Maingueneau, 2001) que privilegiam a enunciação como lugar de produção de sentidos sem dissociar o “dito” do “dizer”. Tal perspectiva fornece as bases conceituais que orientam nosso entendimento dos textos selecionados como práticas discursivas que, ancoradas na história, carregam marcas lingüísticas que não podem ser ignoradas.  Destacamos a pertinência desse enfoque para o alcance de uma maior visibilidade tanto sobre aspectos que marcaram o ensino de espanhol no passado como sobre questões relativas à atual prática docente do idioma, que dialoga com um contexto histórico anterior.