O MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE E/LE
NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Luziana de Magalhães Catta Preta (UFF)

Partindo do princípio que uma das marcas da EJA é a hetero-geneidade, uma vez que nela se reúnem alunos de diversas idades e com experiências de vida adversas é que, neste trabalho, buscamos analisar de que forma os materiais utilizados nestas turmas podem contribuir para o reingresso e a permanência dos mesmos na escola. Entendemos que a seleção adequada de textos com propostas de lei-tura pode ajudá-los nesta tarefa e a língua estrangeira oferece uma grande oportunidade de caminhar ao lado dos eixos temáticos inseri-dos na grade curricular. O trabalho, ainda em fase de desenvolvimen-to, aponta que a EJA deve possuir um material didático próprio, onde os conteúdos estejam envolvidos com temas que abordem a realidade destes alunos, contribuindo, desta forma, com suas necessidades re-ais de aprendizagem a fim de que consigam reintegrar-se à escola, além de obter o diploma que tanto lhes exige o mercado de trabalho.