O trabalho com a oralidade em sala de aula:
tem o professor valorizado?

Mônica de Souza Serafim (UFC)

 

Este trabalho tem por objetivo mostrar como vem sendo abordada a modalidade oral da língua portuguesa em sala de aula. Para realizar este trabalho nos baseamos, principalmente, nas contribuições teóricas de Marcuschi (1999), Ramos (2001) e Fávero (2003). A metodologia utilizada consistiu na aplicação de uma entrevista do tipo estruturada, contendo 4 questões. Participaram desta entrevista 20 professores que lecionavam no Ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas de Fortaleza-CE. Os resultados nos mostraram que, para os professores entrevistados, o objetivo para trabalhar esta modalidade em sala é facilitar a comunicação dos alunos para que eles expressem suas idéias. Além disso, os resultados nos revelaram que o gênero mais utilizado é o debate e que esta modalidade está presente nas aulas de Língua Portuguesa, na maioria das salas dos entrevistados, constando inclusive como pauta no planejamento escolar. No entanto, as práticas de oralidade em sala de aula resumem-se a comentar e explicar o que foi entendido do texto, configurando-se assim em uma abordagem apenas escolar.